Google Assistente agora está disponível em português brasileiro

1 min de leitura
Imagem de: Google Assistente agora está disponível em português brasileiro

A Google anunciou hoje (17) que está lançando oficialmente no Brasil o Google Assistente para smartphones. Desde dezembro do ano passado, a ferramenta já funcionava através do mensageiro Allo, mas agora estará presente em todos os dispositivos com Android 6.0 ou mais recente. Ou seja, qualquer aparelho com as versões Marshmallow ou Nougat do Robô poderão usar a novidade.

O Google Assistente é basicamente uma evolução do seu já conhecido Google Now. Além de mostrar aqueles cartões úteis para o seu dia a dia, ele também será capaz de interagir de uma forma mais natural com você. Isso quer dizer que será possível fazer perguntas por voz ou texto e obter respostas como se estivesse falando com uma pessoa, ou quase isso. Em essência, o Assistente é mais inteligente do que a pesquisa por voz comum do Google Now e consegue entender melhor o significado das coisas, bem como agir mais assertivamente a partir dos comandos do usuário.

A novidade está sendo liberada como uma atualização para todos os aparelhos compatíveis através da Play Store. Portanto, certifique-se de que todos os seus apps estão atualizados antes de tentar usar o Assistente no seu aparelho. Depois disso, simplesmente segure o botão home do seu dispositivo. Na primeira vez que você fizer isso, será necessário ativar a ferramenta e, em seguida ouvir uma pequena apresentação.

Nós testamos a novidade em um de nossos aparelhos com Android Nougat, e de fato o Assistente já está completamente funcional. Segundo a Google, conforme mais pessoas usarem a ferramenta em português, melhor ela deve ficar, já que consegue aprender com suas experiência. Esse é essencialmente o grande trunfo dos softwares com inteligência artificial.

Além do Brasil, o Assistente da Google já está disponível em inglês nos Estados Unidos, Austrália, Canadá e Reino Unido; em espanhol, no México; em francês, na França; e em alemão, na Alemanha. Novas regiões devem ser atendidas em breve.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.