Depois de uma recepção bastante negativa do público, a FaceApp resolveu voltar atrás em uma atualização polêmica do seu aplicativo. Considerados preconceituosos, os filtros étnicos liberados pela empresa no início desta semana foram devidamente removidos do app nesta quinta-feira (10).

O “destaque” da ferramenta em questão era oferecer aos usuários as opções de ficar com “cara” de negro, asiático e indiano – partindo, infelizmente, de características estereotipadas de cada um desses povos. Claro que não demorou para que os internautas reclamassem da novidade.

Exemplos dos filtros

Um detalhe interessante é que a treta veio à tona pouco tempo depois de o mesmo software utilizar uma espécie de clareamento de pele como filtro de embelezamento – algo que, claro, também causou controvérsia na web.

A remoção dos filtros polêmico, no entanto, já era esperada, uma vez que o próprio CEO da empresa tinha reconhecido as críticas na última quarta-feira (9). “Os novos filtros controversos serão removidos dentro das próximas horas”, disse Yaroslav Goncharov na ocasião. E você, o que acha de toda essa história?

Cupons de desconto TecMundo: