A Avira, fornecedora de soluções antivírus, anunciou hoje a liberação do app Free Avira QR Code Scanner. A ferramenta analisa se um QR Code possui links maliciosos incorporados e utilizados por criminosos cibernéticos para invadir dispositivos móveis. O app também lê código de barras e imagens diversas salvas no celular para evitar que o usuário possa ser direcionado a sites e aplicações maliciosos.

Isso pode parecer meio exagerado à primeira vista, mas a Avira tem relatos de que hackers invadindo sistemas que criam esses códigos QR e, junto com a URL que deveriam representar, trazem algum link escuso que pode levar os usuários a páginas que roubam dados ou mesmo que baixam arquivos perigosos no smartphone. O leitor da Avira faz a varredura antes do usuário autorizar a abertura do QR Code desejado e, com isso, evita surpresas desnecessárias.

Também é possível pesquisar preços de produtos na internet ao escanear os códigos de barra de aparelhos físicos em lojas. Contudo, em nossos testes, essa função não trouxe nenhum resultado. Podemos supor, portanto, que a funcionalidade não foi liberada no Brasil. Ainda assim, a velocidade de leitura, seja para código de barras ou QR, é muito alta.

O app está disponível gratuitamente para download na Google Play e, caso você utilize alguma ferramenta do tipo em seu celular, vale a pena dar uma conferida no nessa novidade e ver se ele pode atender suas necessidades.

Cupons de desconto TecMundo: