Há algum tempo, o Google Fotos recebeu uma funcionalidade que faz uma busca rápida em todas as imagens que estão no OneDrive e cria um catálogo com cada uma delas utilizando inteligência artificial. O sistema vem mostrando resultado, e por conta disso a Microsoft anunciou que vai fazer o mesmo no Windows 10.

Segundo informações divulgadas pelo site Windows Central, o aplicativo Fotos do sistema operacional da empresa de Bill Gates (que foi lançado no Windows Insider Release Preview Ring) terá ferramentas para filtrar as fotos por cores, rostos, mês em que elas foram capturadas e outras categorias.

As imagens começam a fazer parte de um catálogo quando você realiza a primeira busca

Ao que tudo indica, as imagens começam a fazer parte de um catálogo quando você realiza a primeira busca, e o sistema precisa de um segundo para passar por cada uma delas. Além disso, a inteligência artificial funciona apenas com fotos que estão armazenadas localmente, e permite realizar pesquisas com termos como “viagem”, “telefone” e por aí vai. Outro detalhe é que aparentemente a tecnologia também vai permitir usar um mecanismo de detecção facial que pode trazer capturas que tenham a mesma pessoa.

Veja uma prévia de como esse sistema deve funcionar na imagem que está a seguir:

Vale mencionar que a Microsoft ainda está testando essa novidade no Windows 10, mas existe a possibilidade de que ela integre a atualização Windows 10 Fall Creators, agendada para chegar em setembro.

Cupons de desconto TecMundo: