Existem relatos de alguns travamentos no Windows 10 cujos motivos os usuários não sabem explicar. Às vezes, mesmo acontecendo com frequência, a explicação continua sendo um mistério, mas há algumas medidas a serem tomadas para ao menos tentar entender o que está acontecendo.

Confiabilidade

O Windows 10 conta com um recurso chamado "Histórico de confiabilidade", no qual o sistema operacional registra falhas de sistema e de software. As informações são exibidas em uma interface bastante intuitiva.

Para acessar esse recurso, busque no menu "Iniciar" por "Exibir histórico de confiabilidade", ou digite apenas "confiabilidade" e abra o programa.

O histórico vai exibir uma tabela com informações diárias ou semanais do Windows.

O ícone com a letra "x" em vermelho indica quando aconteceu uma falha de software ou de sistema. Já o ícone "!" traz alguns avisos do sistema.

Abaixo dessa tabela você encontra um resumo das modificações feitas no computador com fonte, resumo, data e a opção de pedir para ver informações técnicas ainda mais detalhadas.

Clicando nos ícones, você também consegue conferir um resumo completo do acontecido.

Com essas informações em mãos, fica muito mais fácil evitar que os mesmos ou novos problemas aconteçam novamente. O recomendado é fazer esse monitoramento regularmente.

Cupons de desconto TecMundo: