Ninguém esperava, mas a Lenovo anunciou abriu a semana com uma grande novidade: a companhia anunciou nesta segunda-feira (24) a chegada da CAVA, a sua própria assistente virtual. Para brigar em um mercado cada vez mais povoado e com nomes de qualidade, como Siri, Cortana e Google Assistant, a nova assistente aposta em um sistema de reconhecimento facial como o seu grande trunfo.

Sigla para Context Aware Virtual Assistant, a CAVA promete um sistema seguro e inteligente para reconhecer o rosto do dono de um smartphone. Esse recurso utiliza a tecnologia de aprendizado profundo e permite que somente quem tem autorização interaja com aplicativos diretamente da tela de bloqueio. Já os intrusos sequer terão acessos às notificações do sistema, mantendo a privacidade intacta.

Novo recurso da Lenovo ainda é um protótipo e está disponível apenas na China

Apesar de ser o carro-chefe da assistente, esse recurso não está sozinho. Outro destaque é o uso de tecnologias de compreensão de linguagem natural para identificar os hábitos de utilização do aparelho a fim de oferecer recomendações e dicas mais apropriadas, no melhor estilo app do Google (o antigo Google Now).

Ainda em fase de protótipo, a CAVA está disponível apenas no mercado chinês. A Lenovo anunciou a novidade junto de uma série de outras apostas envolvendo inteligência artificial, mas deu qualquer dica a respeito de quando (e nem se, de fato) a tecnologia pode chegar aos demais mercados em que a companhia atua.

Cupons de desconto TecMundo: