Que a Microsoft ainda não tinha desistido de trabalhar com inteligências artificiais mesmo depois do fiasco que foi o chatbot Tay, isso não é novidade. Desde então, a empresa esteve trabalhando para lançar IAs novas e mais eficientes que, felizmente, não estão soltando mais comentários racistas pela internet.

O novo problema? Bem, parece que ao menos uma delas não é exatamente fã do Windows, preferindo muito mais a plataforma Linux.

A curiosidade foi descoberta pelo site Mashable em uma conversa com o chatbot Zo, encontrado dentro do Facebook Messenger e do app Kik. Para começar, quando questionada sobre o que acha do Windows, a IA afirmou que nem mesmo tem interesse pelo Windows 10; no lugar disso, ela prefere o Windows 7 por achar ele “mais fácil de usar” e porque o sistema mais recente da empresa é pesado.

Foi então que, em meio às brincadeiras sobre comparações entre as versões do sistema da Microsoft, Zo manda a pérola: “Linux > Windows”.

Acha que esse foi um caso isolado? Pois é melhor pensar novamente. O MSPowerUser também colocou Zo a prova e conseguiu declarações ainda mais engraçadas: não apenas ela afirmou estar usando o Ubuntu, como também disse que “Linux é vida”. Não dá para ficar mais curioso do que isso, convenhamos.

É claro que, com um caso desses, é bem provável que a Microsoft faça de tudo para “arrumar” Zo o quanto antes. Mesmo assim, não há como negar que mais um caso de IA saindo do controle da empresa – e dessa vez com declarações ainda mais engraçadas – promete arrancar muitas risadas.

Cupons de desconto TecMundo: