O Chrome pode apresentar problemas na hora de restaurar abas, seja por questões técnicas ou por erros do sistema operacional na hora de reiniciar o browser. No entanto, fique tranquilo. Você pode contar com algumas ferramentas embutidas e também com extensões para ajudar a recuperar os sites visitados. Acompanhe no tutorial abaixo.

Restaurando abas através do Histórico

Caso você reinicie o Chrome e ele não restaure as abas fechadas:

1. Abra uma janela do Chrome e clique sobre os três pontinhos na parte superior direita da tela, logo depois da barra URL.

2. Selecione a opção “Histórico”.

3. Outra janela será aberta à esquerda. Procure a opção “guias”, com um número à frente, referente à quantidade de guias que foram fechadas. No exemplo, encontramos “3 guias”. Clique sobre essa opção para recuperar as guias fechadas.

Existe um atalho para abrir o “Histórico” mais rápido: pressione “Ctrl + Shift +T”.

Você pode tentar recuperar os sites fechados individualmente também através do histórico completo do Chrome. Pressione “Ctrl + H” ou acesse Menu > Histórico > Histórico.

Usando as alternativas acima, você poderá recuperar as abas do Chrome sem a necessidade de instalar nada.

Usando a extensão “Session Buddy”

Um outro recurso para restaurar abas é a extensão Session Buddy. A ferramenta é gratuita e encontrada na Chrome Store. A extensão registra as sessões do usuário no computador e mostra os sites que foram abertos em cada uma delas. O Session Buddy pode ser usado como um preventivo na hora de restaurar as abas fechadas, já que tem um funcionamento mais confiável comparado ao do gerenciador nativo do navegador. Veja como usar:

1. Abra a página de download do Session Buddy e clique no botão “+Usar no Chrome”.

2. Uma pequena janela vai se abrir para confirmação. Clique em “Adicionar extensão”. Um ícone desse complemento vai então aparecer ao lado direito da barra URL.

3. Quando tiver um problema para restaurar abas ou quiser reabrir uma sessão, clique no ícone da extensão. Uma janela então será aberta, e você poderá visualizar no lado esquerdo todas as sessões salvas pelo Session Buddy. Basta então clicar sobre a que deseja recuperar.

4. Para reabrir as páginas, clique em “Open” e escolha se quer abrir uma nova janela ou na mesma janela.

5. Se você quiser, pode também salvar uma sessão para ser acessada depois. Para isso, selecione a sessão, clique em “Save” e dê um nome a ela.

Pronto! Depois dessas dicas, você nunca mais entrará em pânico caso o Chrome não restaure as suas abas!

Este tutorial foi útil? Deixe um comentário!

Cupons de desconto TecMundo: