Tchau, curiosos: aprenda a bloquear com senha vídeos e fotos do seu celular

2 min de leitura
Imagem de: Tchau, curiosos: aprenda a bloquear com senha vídeos e fotos do seu celular

A cada nova versão dos sistemas operacionais  tanto móveis quanto para desktops , as empresas lançam recursos que priorizam a segurança e a privacidade dos usuários. Um exemplo disso é o chamado "Modo Convidado", voltado para situações em que outras pessoas usam nossos dispositivos, mas não queremos liberar o possível acesso ao conteúdo pessoal.

Mesmo assim, nem sempre nos lembramos dessa funcionalidade. Foi pensando nisso que a KeepSafe lançou um aplicativo homônio que guarda conteúdo sigiloso e evita que amigos e parentes visualizem as fotos e os vídeos no celular. Funciona como uma espécie de cofre digital protegido com senha que permite criar álbuns localmente e que só você poderá acessar. Há ainda uma versão paga do serviço com backup na nuvem e outras opções.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Veja abaixo como utilizar o KeepSafe e manter tudo longe de bisbilhoteiros.

Passo 1: Baixe o KeepSafe. O app tem versões para iOS e Android.

Passo 2: Na primeira vez que você abrir o aplicativo, ele pedirá que você libere o acesso ao armazenamento de arquivos do seu celular. Clique em "Permitir Acesso" e, na tela seguinte, toque no botão para criar um cadastro no serviço.

Passo 3: Agora você deve escolher um código pessoal de quatro dígitos que servirá como a senha de desbloqueio do seu cofre virtual.

Passo 4: Escolhida sua senha, clique no sinal no canto inferior direito da tela e prossiga para inserir um email caso você se esqueça da sequência de acesso. Essa mesma senha poderá ser usada para o backup de dados na nuvem  lembrando que esse recurso é gratuito por 30 dias para não assinantes.

Passo 5: Esta será a página inicial do seu KeepSafe, com quatro álbuns criados pelo próprio app. Clicando no sinal de "+", no canto inferior da tela, você pode começar a importar seus arquivos para a plataforma.

Passo 6: Selecione as imagens e os vídeos da galeria do seu telefone, toque em "Importar" e aguarde até que a transferência seja concluída  pode demorar alguns minutos, dependendo da quantidade de arquivos. Por padrão, as figuras são colocadas na pasta "Álbum principal", mas você pode mudar ou criar novas pastas de armazenamento.

Passo 7: Por último, você também pode tirar fotos ou gravar vídeos diretamente pelo KeepSafe. Na página inicial, toque no ícone de "+" e selecione "Tirar foto".

Um detalhe importante: todos os arquivos transferidos para álbuns do Keep Safe somem da galeria de fotos do smartphone, o que significa que o acesso só é liberado ao digitar seu PIN pessoal. A qualquer momento você pode mover esses arquivos de volta para a galeria principal. É só selecioná-los e tocar na opção "Reexibir".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.