O aplicativo oficial da Google para ligações no Android é recheado de funções inteligentes e permite que usuários das linhas Pixel, Nexus e Android One lidem com chamadas indesejadas e até mesmo busquem por telefones de comércios nas proximidades. Agora, um novo update do app vai dar um reforço considerável às discagens de emergência feitas pelo celular.

A ideia da Gigante das Buscas com a versão 10.1 do software parece ser facilitar o trabalho dos serviços de atendimento emergencial, permitindo que essas equipes possam saber rapidamente a sua localização. Como ele faz isso? Detectando quando você entra em contato com um número nos moldes do 911, nos EUA, e do 190, no Brasil, e transmitindo informações importantes para a polícia ou para socorristas.

Card exibe informações do usuário

O recurso pode ser essencial em alguns casos

Entre os dados enviados para os serviços de emergência estão seu endereço atual, um pequeno mapa da região e, caso seja necessário, coordenadas exatas da sua posição no momento da ligação. Embora em um primeiro momento isso tudo possa parecer um exagero, vale notar que o recurso pode ser essencial em casos de crianças buscando socorro ou episódios no qual alguma vítima de abuso tem poucos segundos para contatar as autoridades.

Essa atualização do aplicativo de chamadas parece ser uma evolução natural de um projeto que a Google já tocava em conjunto com organizações europeias. O único porém nessa novidade é que, por conta de o recurso estar restrito a apenas alguns modelos de aparelhos – todos levando o selo oficial da empresa de Mountain View –, grande parte da base de usuários do Android acaba ficando de fora da jogada. Será que futuramente a ferramenta será oferecida para qualquer celular com o sistema operacional?

Cupons de desconto TecMundo: