Veja quais configurações você pode desabilitar no Windows 10

2 min de leitura
Imagem de: Veja quais configurações você pode desabilitar no Windows 10

1. Notificações

Um dos inconvenientes do Windows 10 é que ele recebe alertas de notificações a toda hora. Porém, a boa notícia é que esse recurso pode ser desabilitado sem que haja qualquer prejuízo ao usuário. A Central de Ações do Windows é um acesso rápido para todas as notificações. Você pode desabilitá-la indo em Configurações > Sistema > Notificações e ações. Desative então as opções “Obter notificações de aplicativos e outros remetentes” e “Obter dicas, truques e sugestões de como usar o Windows”.

2. Sugestões de aplicativos

Através do menu Iniciar, o Windows 10 costuma sugerir ao usuário aplicativos diversos. Isso, além de ser um inconveniente, pode deixar o sistema operacional mais lento, mas você pode desativá-lo em Configurações > Personalização. Depois, vá em “Iniciar” e desmarque a opção “Ocasionalmente mostre sugestões em Iniciar”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

3. Anúncios

Muitos anúncios podem ser oferecidos de acordo com as suas preferências e os apps que você baixa. Para evitar que o Windows faça isso, vá em Configurações > Privacidade e, na aba “Geral”, desative a opção “Permitir que os aplicativos usem minha ID de anúncio para experiência entre aplicativos”.

4. Atualização e compartilhamento de arquivos

O Windows 10 possui um recurso de entrega de atualizações que permite ao usuário fazer o download de atualizações de outros computadores com Windows 10 pela internet, e não apenas dos servidores da Microsoft. Você pode desativá-lo. Para isso, vá em Configurações > Atualização e Segurança. Depois, em “Opções avançadas”, desative a opção “Fornecer atualizações para outros produtos Microsoft quando eu atualizar o Windows.

5. Aplicativos em segundo plano

Muitos aplicativos podem funcionar em segundo plano enquanto você realiza uma atividade no Windows 10. Eles podem receber informações, baixar e instalar atualizações e enviar informações sem que o usuário interceda. Isso, além de gastar mais bateria, deixa o computador mais lento. Para desativar, vá em Configurações > Privacidade > Aplicativos em segundo plano. Em seguida, selecione os aplicativos cuja função você deseja desabilitar.

6. Sincronização

Você pode evitar que seu histórico de pesquisa seja sincronizado entre os seus dispositivos. Para isso, vá em Configurações > Contas > Sincronizar Configurações e desative todas as opções que desejar.

7. Interface

Os efeitos visuais do Windows 10 também podem deixar o seu computador mais lento. Você pode optar por uma interface mais simples indo em Configurações > Sistema e, na opção “Ajustar a aparência e desempenho do Windows”, selecionando o que deseja desabilitar.

8. Cortana

A assistente pessoal Cortana também pode ser configurada. Ela recolhe diversas informações para reconhecer o usuário. Para desabilitá-la, vá em Configurações > Privacidade e, depois, em “Fala, escrita à tinta e digitação”, clique em “Parar de acessar minhas informações”.

Pronto! Depois de configurar todas as opções que desejar, seu computador se tornará mais rápido e seguro.

Já testou alguma dessas dicas? Teve um bom resultado? Compartilhe com a gente! Deixe um comentário!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.