Não adianta ser um jogador habilidoso e ter pessoas talentosas como apoio em um jogo online se o seu time não tem uma boa comunicação. Equipes com menos recursos muitas vezes conseguem vencer outras consideradas superiores simplesmente por saber conversar e coordenar táticas de ataque e defesa.

Dessa forma, é bom poder contar com softwares de qualidade na hora de falar com seus amigos pela rede. Enquanto opções como o Skype e o TeamSpeak ainda são usadas por milhares de pessoas com esse objetivo, um software conhecido como Curse Voice vem ganhando espaço e se mostra a escolha certeira para quem leva jogos a sério.

Neste artigo, apresentamos alguns dos motivos pelos quais pode valer a pena fazer a transição para o novo software. Combinando uma ótima qualidade de áudio e diversas opções de conectividade, ele pode se tornar em breve uma peça essencial para qualquer jogatina em grupo.

Interface acessível

Modificada recentemente por seus desenvolvedores, a interface do Curse é bastante bonita — e, o melhor, não exige muitos recursos para funcionar. Com um único clique do mouse você pode iniciar chamadas por voz, iniciar conversas por chat ou conferir a lista de seus amigos que estão online.

A interface é um dos destaques do Curse

O software também permite acesso rápido a textos com detalhes sobre suas atualizações mais recentes e algumas dicas de jogos que podem ser de seu interesse. Para completar, ele também indica de maneira clara quais perfis você conectou ao sistema e oferece dicas de contatos que o usuário pode querer adicionar.

Ótima qualidade de chamadas

Um aspecto em que o Curse supera facilmente seus concorrentes é na qualidade das chamadas. A transmissão de voz ocorre de maneira bastante clara, e o sistema que aciona seu microfone somente nos momentos em que você está falando funciona surpreendentemente bem.

Sua ligação não vai ser interrompida caso alguém decida sair

Uma vantagem em relação Skype, por exemplo, é que todas as chamadas que você faz se transformam imediatamente em salas com características descentralizadas. Em outras palavras, sua ligação não vai ser interrompida caso alguém decida sair ou enfrente problemas com sua conexão.

Sobreposições inteligentes

Quando você está jogando um game, poucas coisas são mais chatas do que ter que sair dele para lidar com ouros softwares. Pensando nisso, os desenvolvedores do Curse criaram um sistema que sobrepõe informações em sua tela de forma pouco intrusiva — algo que ajuda a saber quando chegaram novas mensagens e a detectar qual dos membros de sua equipe está falando.

O sistema de sobreposições se integra de forma inteligente a seus games

Nas configurações do programa, você pode ajustar quais avisos devem aparecer e restringir as reproduções de sons específicos, o que resulta em uma experiência bastante personalizada. Infelizmente, ainda não são todos os títulos do mercado que são compatíveis com o recurso, mas nomes de peso como League of Legends e Counter-Strike: Global Offensive já podem se aproveitar disso.

Integração inteligente com suas contas

Enquanto a maioria dos programas que trabalham com jogos exige que você cadastre individualmente as contas que possui no Steam, no Battle.net Launcher e outros programas, o Curse funciona de maneira diferente. O programa automatiza esse processo e adiciona suas contas de maneira mais eficiente, indicando quais de seus amigos também estão usando o comunicador.

O Curse detecta automaticamente os programas compatíveis com ele

Ao entre no Steam, por exemplo, o aplicativo vai perguntar se você quer associar sua conta a ele, oferecendo em seguida sugestões de amigos do sistema da Valve com os quais você pode se comunicar. Já nos casos em que isso não acontece (como em jogos individuais), o sistema de buscas do comunicador pode procurar contatos tanto pelo email que eles usam quando pelos nicks pelos quais eles são conhecidos no universo online.

Recompensas em jogos

Uma das formas que os desenvolvedores do comunicador encontraram para chamara a atenção dos jogadores foi criar parcerias com algumas desenvolvedoras de jogos. O primeiro resultado desse tipo de acordo pode ser visto em Smite, que oferece gemas extras e skins para quem participar de algumas partidas usando o Curse Voice.

Usar o Curse rende gemas extras em Smite

Os itens oferecidos têm características estéticas e não contribuem para desequilibrar o game, o que deve ser encarado de forma bastante positiva. Embora até o momento não exista outro título que oferece benefícios semelhantes, a previsão é que esse sistema de recompensas seja ampliado em um futuro próximo — em outras palavras, além de não ter que pagar nada para usar um software muito bom, você ainda pode ser recompensado por isso.

Qual a sua opinião sobre o Curse Voice? Comente no Fórum do TecMundo