Não é, não é um novo jogo de simulação que chegou ao mercado. O Instituto Fraunhofer desenvolveu um simulador de escova de dentes, mas com um propósito diferente, que não é baseado no entretenimento. A ideia é revolucionar a maneira como o item de higiene pessoal é desenhado, desenvolvido e testado.

A "meta" de uma escova de dente é simples: limpar resíduos de nossos dentes. O maior desafio é criar aparatos que não estraguem o esmalte e também sejam eficientes ao alcançar áreas mais escondidas. Por isso, os testes costumam ser exaustivos e englobam vários itens, como dentes artificiais, pastas diferentes e técnicas variadas de escovação. Porém, a tecnologia está aqui para isso, e ela deve ser usada para deixar as coisas mais rápidas e fáceis.

Por meio de um software, a equipe do Instituto desenvolveu um programa que pode determinar a efetividade de escovas. Ele serve, por exemplo, estudar parâmetros individuais, como tamanho, forma e até elasticidade das cerdas.

Com este software, é possível criar e testar formatos de cerdas de todos os tipos, e isso pode revolucionar a maneira como escovas são feitas. Abaixo, você vê alguns exemplos de como ele funciona.

Exemplo 1

Exemplo 2

Quantas vezes você escova os dentes por dia? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: