Em março deste ano, a Pixar liberou para uso gratuito sem fins comerciais a Renderman, ferramenta de renderização que aperfeiçoou ao longo de mais de duas décadas. Agora, em mais um gesto de boa vontade e entusiasmo, a empresa anunciou que vai disponibilizar a partir do ano que vem outra de suas criações.

A ferramenta Universal Scene Description (USD) funciona como uma plataforma de montagem de cenas, facilitando o trabalho dos animadores na hora de combinar personagens, objetos e demais elementos em um mesmo recorte de cena. Isso é especialmente útil quando há mais de uma empresa trabalhando em um mesmo projeto, ou estão sendo utilizados diversos programas diferentes simultaneamente.

Diferente do que fez com o software Renderman, no entanto, a Pixar não apenas vai liberar o USD gratuitamente como ainda vai liberá-lo de forma open source, na esperança de que a ferramenta vire um padrão para a indústria de animação. Com isso, a companhia responsável por clássicos modernos da animação como Procurando Nemo, Toy Story e Wall-E espera instigar mais inovação no meio que tem dominado (com todo o direito) nos últimos vinte anos.

Você acha que, contando com as mesmas ferramentas que a Pixar, a indústria de animação vai crescer? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: