LibreOffice pode ganhar uma nova interface

1 min de leitura
Imagem de: LibreOffice pode ganhar uma nova interface

Ampliar (Fonte da imagem: Click or Tap)

O LibreOffice, também disponível como BrOffice no Brasil, é uma suíte de aplicativos para escritório. Esse pacote de programas é uma alternativa gratuita para o famoso e popular Microsoft Office. Mantida por uma fundação que conta com o apoio de grandes empresas de tecnologia, a suíte é constantemente criticada pela sua interface mais “grosseira” que a da sua concorrente paga.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Contudo, de acordo com o site OMG! Ubuntu!, o LibreOficce está prestes a receber uma reformulação em sua aparência. Segundo a publicação, os desenvolvedores dos aplicativos estão discutindo há um bom tempo o que mudar nas suas interfaces. Entre as propostas surgidas, a que tem ganhado maior notoriedade no fórum de discussão é a Citrus UI.

Essa interface de usuário tem recebido boas avaliações, principalmente pela reorganização dos elementos já existentes nos programas, propondo acréscimos de recursos de forma natural e intuitiva.

(Fonte da imagem: Click or Tap)

Um bom exemplo disso é o Floatbar: um mecanismo dessa interface que exibe algumas opções de edição rápida assim que um trecho textual é selecionado. Os botões apresentados oferecem ferramentas de design contextuais, ou seja, se você selecionar uma imagem, as alternativas sugeridas serão diferentes.

Dessa forma, a expectativa é que a experiência que os usuários têm com o LibreOffice seja aprimorada e a suíte ganhe mais adeptos. Embora a Citrus UI tenha sido elogiada por entusiastas, os desenvolvedores do pacote de softwares gratuito não decidiram adotar esse modelo de interface.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.