Snapchat: como reduzir o uso de dados móveis do aplicativo

1 min de leitura
Imagem de: Snapchat: como reduzir o uso de dados móveis do aplicativo
Imagem: Flashes da Moda

O Snapchat é uma das redes sociais mais famosas da atualidade, mas uma verdade deve ser dita: ela é um verdadeiro terror na questão de consumo de internet. Os pequenos vídeos que norteiam a plataforma – conhecidos oficialmente como snaps – costumam ser bem pesados. Isso não é um problema quando você está conectado em rede WiFi, mas pode ser perigoso para quem vive em redes móveis 3G ou 4G.

Felizmente, o serviço recentemente inaugurou uma nova funcionalidade desenvolvida especialmente para resolver esse problema. Estamos falando do Travel Mode, ou “Modo Viagem”, traduzindo para o português. Ao ser ativado, esse recurso impede que o Snapchat faça o download automático de snaps quando seu celular estiver em uma rede móvel: é preciso tocar em cada item para baixá-lo e só então é possível reproduzi-lo. A ferramenta está disponível tanto para Android quanto para iOS.

É muito fácil habilitar o Travel Mode, embora ele esteja um pouco escondido nos diversos menus do aplicativo. Na tela inicial do software, deslize seu dedo para baixo para revelar a tela de perfil (onde seu nome de usuário é exibido). Em seguida, toque no ícone de engrenagem. Conforme exemplificado na imagem a seguir, encontre a opção “Gerenciar”, que está posicionada no setor “Serviços Adicionais”. Por fim, assine a caixa de seleção referente ao Modo Viagem.

Pronto! A partir de agora, os snaps de usuários que você segue não serão mais carregados automaticamente caso você esteja em uma rede móvel, economizando a sua franquia de dados. Vale observar que o procedimento é exatamente o mesmo para dispositivos equipados com o sistema operacional iOS – os menus possuem os mesmos caminhos e nomes em ambas as versões do aplicativo.

Quais são os seus truques para economizar sua franquia de dados na rede móvel? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.