Em pouco tempo, seu smartwatch será capaz de dizer no que você está tocando

1 min de leitura
Imagem de: Em pouco tempo, seu smartwatch será capaz de dizer no que você está tocando

Pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon e do instituto Disney Research conseguiram modificar um rádio de pulso para que ele fosse capaz de detectar e identificar a frequência eletromagnética dos objetos tocados por seu usuário. Então transformaram esse conceito em um software simples para smartwatches. O vídeo acima está totalmente em inglês, mas mesmo quem não domina o idioma pode assisti-lo para ter uma ideia de como o conceito funciona.

Batizado de EM-Sense, o programa pode não apenas identificar o que a pessoa está tocando como criar interações com o objeto, no caso de ser outro dispositivo eletrônico, ou até oferecer opções customizadas à situação. Por exemplo, desbloqueando automaticamente um laptop quando o dono toca nele ou apresentando a rota mais rápida para determinado lugar quando o usuário está em um veículo.

Ainda não há uma previsão de quando essa solução será disponibilizada em escala comercial, mas o material necessário é extremamente barato e simples de ser miniaturizado. Por não estarem inclusos nos smartwatches atuais, eles provavelmente não são compatíveis com esta tecnologia, mas nada impede que ela seja disponibilizada quando uma nova geração de wearables for lançada.

Quais são as outras aplicações que você imagina para o software EM-Sense além daquelas mostradas no vídeo? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.