Colando nível hard: inventaram um smartwatch feito para colar na prova

2 min de leitura
Imagem de: Colando nível hard: inventaram um smartwatch feito para colar na prova
Imagem: 24Kupi

As tecnologias para ajudá-lo a fazer colas nas provas acabam de alcançar um novo nível. Isso porque uma empresa chamada 24Kupi está desenvolvendo uma série de relógios inteligentes feitos especialmente para quem quer colar.

Com um sistema bastante simplificado, o 24Kupi Watch permite que você adicione até 8 GB de informação em sua memória interna – de arquivos de texto a GIFs, imagens e até áudio em MP3 – e a acesse quando desejar. Para ajudá-lo a colar de maneira convincente, sem precisar nem encostar no dispositivo, o aparelho ainda pode ser configurado para exibir informações automaticamente com um temporizador, por exemplo.

Mas e se seu professor notar algo de estranho e quiser checar o aparelho? Obviamente, a empresa pensou nisso: basta clicar no botão de emergência do aparelho para trocar o que está na tela para um simples relógio digital. O dispositivo fica travado até que você insira o código correto, o que impede seu professor de descobrir seu segredo mesmo tendo o acessório em mãos.

Junto disso, o aparelho vem até com uma opção para limpar todos os dados dentro dele com uma combinação de comandos, para o caso de alguém descobrir sua trapaça. Como se não fosse suficiente, há também uma versão do 24Kupi Watch com suporte a fone de ouvido sem fio, bem como uma cuja informação só pode ser visualizada com a ajuda de óculos especiais.

Problemático, mas não tanto

Não é preciso dizer que um aparelho como esses vem tendo enorme sucesso entre os estudantes de todo o mundo. Atualmente, o relógio está à venda em diversas lojas, como Amazon, AliExpress e outras gigantes online, custando em torno de US$ 60 (R$ 220), apenas. Logo, não deve ser surpresa ver isso tomando as salas de aula brasileiras.

Na Europa – local onde essa tecnologia nasceu –, o caso parece ainda mais preocupante. Várias são as escolas que afirmam ver esse aparelho como um enorme problema, segundo a BBC; outros lembram que isso é só a “ponta do iceberg” para as tecnologias usadas na hora de colar na prova.

Ao menos por aqui, no caso de muitos vestibulares, do Enem e de outros concursos públicos, o 24Kupi Watch não deve ser problema, visto que eletrônicos de qualquer tipo são proibidos. E não seria nem um pouco impossível se essa decisão fosse estendida eventualmente para as salas de aula comuns, caso esse dispositivo se torne comum demais.

Você conhece alguma tecnologia ou aparelho usado especialmente para ajudar a colar nas provas? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.