Confira 5 dicas antes de comprar um smartphone usado

1 min de leitura
Imagem de: Confira 5 dicas antes de comprar um smartphone usado

Uma ferramenta praticamente indispensável hoje em dia é um smartphone; porém, a cada dia, novos modelos são lançados e o preço acompanha o aumento das funções. Uma maneira de não gastar muito dinheiro é comprando um aparelho usado, mas é preciso ter cuidado para não ser enganado. Observe as 5 dicas abaixo.

1. Nota fiscal

A primeira coisa que você deve pedir ao vendedor é a nota fiscal. Ela comprova que o smartphone pertence mesmo à pessoa que está te vendendo, portanto garante que o dispositivo não é roubado.

2. Sites confiáveis

Recorra a sites como o Mercado Livre e o eBay, pois eles permitem que o comprador devolva o produto caso não fique satisfeito. Evite as redes sociais, que não oferecem garantia alguma. O Facebook, por exemplo, até libera que os usuários anunciem produtos, porém a rede não participa da negociação, então você arcará com o prejuízo caso seja um golpe e não poderá recorrer a mais ninguém.

3. Aparelhos antigos

Não invista em aparelhos antigos. Eles podem ser mais baratos, mas não terão um bom desempenho. O uso dos celulares por muito tempo pode prejudicar a bateria, e as diversas atualizações dos sistemas operacionais deixam o dispositivo mais lento.

4. Desconfie do preço baixo

Se você acha uma promoção em que o aparelho custa a metade ou menos do preço de mercado, desconfie. Nenhum vendedor venderá um produto top de linha por preços tão populares. Muito provavelmente foram fruto de roubo ou são apenas réplicas  iguais somente no design externo. Fuja!

5. Aparelhos com defeito

Duas coisas comuns são: tela quebrada e bateria viciada. Se você achou um aparelho do seu interesse, mas que tenha algum desses defeitos, verifique antes da compra o preço do conserto. Mas não o faça com o vendedor. Às vezes, até o valor em uma assistência pode sair mais caro do que a economia que você deseja fazer.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.