Skype começa a voltar ao normal

2 min de leitura
Imagem de: Skype começa a voltar ao normal

Número de usuários online aumentou na última hora

Fonte da imagem: reprodução da página do Skype no Twitter

A página do Skype no Twitter tem sido atualizada constantemente e há alguns minutos foi postada uma mensagem informando que a equipe do comunicador descobriu a possível causa para o ocorrido. O problema está diretamente relacionado à parte de software, segundo relato no site oficial do Skype.

Os “supernodes” — nome utilizado para fazer referência à conexão entre usuários — foram afetados por alguma falha identificada recentemente. Apesar de não informar qual o erro específico, a equipe do Skype informa que os engenheiros estão trabalhando para reconectar estes “supernodes”.

O “The Big Blog”, blog oficial do Skype, relata ainda que a equipe do comunicador identificou um número significativo de usuários online. Ainda que não seja possível dizer precisamente quantos usuários já podem se conectar, a equipe do Skype estima que mais de 10 milhões de utilizadores já estão conectados à rede.

Novas informações sobre a queda no serviço

Fonte da imagem: reprodução do "The Big Blog"

Algumas funções podem não funcionar como o esperado, principalmente no que diz respeito ao status dos usuários do Skype. Os que utilizam o recurso de videochamada do comunicador devem estar cientes de que esta função será a última a ser restaurada, pois gera um congestionamento significativo na rede do comunicador.

Os utilizadores do comunicador instantâneo vêm enfrentando problemas para conectar-se desde ontem. E se você se encaixa nesta lista, pode ser que não consiga se conectar por mais algumas horas. Não há previsões para a normalização total do serviço.

Como funcionam os "supernodes"?

A palavra significa “super nó” e descreve perfeitamente o que um supernode faz. Imagine que você tem dois pedaços de corda e deseja conecta-las. Para fazer isso, você terá de criar um nó que entrelace eles. No Skype acontece a mesma coisa, sendo que o para conectar dois usuários é preciso de um nó, ou seja, o supernode.

Pode-se dizer que os supernodes são computadores na internet pública que recebem e transmitem informações sobre os diversos usuários que estão conectados ao Skype. Todos os supernodes são conectados ao servidor principal do comunicador, de modo que eles continuam sempre atualizados e compartilhando informações a respeito do status dos diversos usuários do Skype.

O

Os supernodes são utilizados diariamente pelo Skype e por todos os clientes. Basicamente, se o seu computador não consegue se conectar a um supernode, você não terá acesso à rede do Skype. Acontece que, nem tudo é tão simples assim, afinal, estamos falando de uma rede.

E como uma rede é formada? Com a ligação de todos os nós, ou seja, os supernodes precisam ter uma ligação com o servidor e também entre eles — o que encurta o caminho das informações. No entanto, se um supernode apresenta erro, automaticamente determinados usuários não terão mais acesso ao Skype. E foi exatamente o que aconteceu ontem e hoje, os supernodes apresentaram falhas e ninguém conseguiu conversar usando o mensageiro.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.