A Microsoft anunciou por meio do blog oficial do Skype que uma versão web do seu mensageiro está entrando em fase de testes. A novidade se chama “Skype for Web” e deve possuir praticamente as mesmas funções do Skype tradicional instalado em computadores Windows e OS X, incluindo chamadas de voz e vídeo, além do chat por texto, naturalmente.

Já era possível conversar com contatos do Skype através do chat do Outlook.com, mas isso funciona de forma bastante limitada. Além de ter uma interface totalmente dedicada ao mensageiro, o Skype for Web deve usar o protocolo “Web Real-Time Communication” (WebRTC), tecnologia apoiada também pela Google, Mozilla e outras companhias de tecnologia.

Esse protocolo permite que o Skype for Web funcione em todos os grandes navegadores da atualidade (IE, Chrome, Firefox e Safari) sem a necessidade de instalar plug-ins adicionais. Dessa maneira, o usuário poderá se conectar ao serviço em qualquer lugar com uma conexão com a internet disponível, sem se preocupar em instalar absolutamente nada no computador. Isso também significa que finalmente usuários de Chromebooks terão acesso total ao Skype.

A fase de testes começa nas próximas semanas e alguns usuários do atual Skype serão convidados pela Microsoft para fazer parte do primeiro grupo de testadores. Em alguns meses, a companhia espera liberar para uso geral o Skype for Web, mas não tem uma expectativa mais precisa.

Cupons de desconto TecMundo: