Novo vírus afeta usuários do Skype e sequestra arquivos do computador

1 min de leitura
Imagem de: Novo vírus afeta usuários do Skype e sequestra arquivos do computador

(Fonte da imagem: Reprodução / Forbes)

A todo momento, surgem novos vírus e malwares na internet, tentando roubar e utilizar dados de pessoas que foram infectadas. O mais novo aplicativo a ser alvo desse mal é o Skype. Um novo malware está sendo espalhado através do serviço de mensagens e ligações, sequestrando arquivos dos computadores infectados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Segundo o site Trend Micro, o novo malware bloqueia vários arquivos importantes do computador. O software infectado então exige a quantia de US$ 200 ou, em 48 horas, deletará todos os arquivos.

O vírus, uma variante do Dorkbot, atinge o computador através de mensagens de chat do Skype, da seguinte maneira: o computador que conta com o malware envia uma mensagem com um link para um contato. A mensagem em questão já foi encontrada em inglês e alemão, sempre perguntando se aquela era a sua nova imagem de avatar.

Ao clicar no link, a pessoa é direcionada ao site Hotfile (apesar de que isso pode variar), no qual é baixado um arquivo chamado “Skype_todaysdate.zip”, que contém o arquivo executável de mesmo nome.

Lembramos que é necessário cuidado ao usar o Skype até que o problema seja resolvido, assim como, em todos os casos possíveis, nunca clicar em links de mensagens suspeitas, mesmo se elas forem de contatos conhecidos.

Fonte: Trend Micro 

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.