Enquanto Windows 7 e XP crescem, Windows 8 perde mercado em junho

1 min de leitura
Imagem de: Enquanto Windows 7 e XP crescem, Windows 8 perde mercado em junho
Imagem: Inspirationfeed

Um novo estudo da Net Market Share relativo ao mês de junho revelou um crescimento da fatia de mercado do Windows 7 e do XP entre os demais sistemas operacionais, enquanto o Windows 8 sofreu uma ligeira perda. Embora as mudanças não sejam alarmantes, ainda servem como representação da situação problemática do SO mais recente da Microsoft.

O Windows 7 continua a dominar o topo do mercado, indo de 50,06% em maio para 50,55% no mês passado. Ao mesmo tempo, o XP subiu de 25,27% para 25,31%, enquanto as versões 8 e 8.1 do sistema caíram, somadas, de 12,64% para 12,54%. Mac OS X 10.9, Linux e Vista detém atualmente respectivos 3,95%, 1,74% e 2,95% do mercado.

Os números voltam a comprovar que o Windows 8 (e sua atualização) não conseguiram a taxa de aceitação certeira da qual o 7 pôde aproveitar quando foi lançado. De acordo com rumores recentes, a Microsoft pretende incentivar a migração dos usuários de seu sistema dominante (o 7) para o Windows 9 fornecendo o novo SO gratuitamente para quem ainda usa o antigo.

Apego ao passado

Mesmo com o ligeiro crescimento, a presença do Windows XP no topo da lista mesmo após o anúncio da Microsoft de que ela não fornecerá mais suporte ao sistema fez com que seu uso caísse lentamente com o passar do tempo. Ainda assim, o fato de ele se manter em uma fatia considerável do mercado é mais um indício tanto do carinho do público pelo sistema quanto da falta de apelo do Windows 8.

Combinados, esses fatores podem ter convencido os usuários a permanecer no sistema antigo pelo máximo de tempo possível, mesmo sabendo que ficam mais vulneráveis a bugs e falhas de segurança. Resta apenas esperar para ver se o lançamento do Windows 9 – que também é conhecido pelo codinome Threshold – será o bastante para motivar a troca.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.