Você está preparado para o Windows 8?

4 min de leitura
Imagem de: Você está preparado para o Windows 8?

Lançado no segundo semestre de 2009, o Windows 7 reuniu multidões em torno de boatos e expectativas a respeito das suas principais características, funcionalidades, melhorias e claro, os seus bugs.

Mas mal o sistema operacional chegou às prateleiras e o mais novo filho da família Windows já começa a ser planejado. Os boatos sobre o Windows 8 já correm a internet  e começam a esquentar os ânimos da espera por este sistema.

Os boatos se espalham, é inevitável. Contudo, houve um fator que se pode chamar de “agravante”. Um funcionário da Microsoft publicou em seu blog pessoal algumas características de um projeto que foi entendido como o novo sistema operacional da empresa.

No post que repercutiu muito pela rede, o tal funcionário comentava algo sobre o lançamento do Windows 8 em meados de 2011. Entretanto, outras fontes ainda rebatem essa afirmação jogando a comercialização do sistema só para 2012.

Conheça os primeiros  rumores do Windows 8!

Hora de hibernar

Se você adora um bom jogo de adivinhação, esta é a sua chance de começar a juntar peças deste quebra-cabeças gigante e complicado chamado Windows. Podemos começar por um dos aspectos mais curiosos a respeito do novo sistema: a hibernação.

É um ponto um tanto controvertido, afinal de contas pode ser um dos comandos menos lembrados pelos usuários. Entretanto, o novo Windows deve ter uma função “Hibernation/Resume”, ou seja, “Hibernação/Retorna” integrada à uma API e um novo engine de compressão TLZ.
O guardião

Este rumor é ainda mais interessante para os usuários do tipo “hardcore” que adoram chegar ao “centro de segurança” do computador. Para quem não conhece, trata-se do PatchGuard  - também conhecido como Kernel Patch Protection.

Ele é o responsável por impedir que você faça alterações (patching) do kernel nas versões 64 bits. Ainda que ele não seja totalmente impenetrável, os desenvolvedores de antivirus estão levando um pouco mais de tempo para conseguir penetrar essa defesa do Windows.
Datacenters

Será que ele vem mesmo?Como possuem as patentes relacionadas à infraestrutura SAN, tecnologia de discos rígidos e aspectos de segurança dentro do datacenter, de quando em quando, a Microsoft aproveita os royalties gerados e já considera esse método válido o suficiente para ser implantando no Windows 8. Outra especulação, diz que o sistema será compatível com organizações padrão como FCIA, T10, SNIA e T13.

Esta não é a novidade que vai conquistar o seu coração, afinal, já era esperada – é um dos principais pontos de ação da Microsoft. Mas ainda resta a dúvida de qual é o recurso de segurança que deve ser implantando no Windows 8.
DirectAccess (DAs)

Antes de explicar o que deverá mudar na próxima versão, é bom que todos saibam  o  significado do termo “DirectAccess”. Resumidamente, trata-se do acesso às redes corporativas garantido aos aparelhos móveis. Uma vez que isso esteja claro, a novidade está no fato de o novo Windows permitir que o guia de configuração dos DAs seja acessível a quem desejar configurá-lo.
De cara nova

Toda vez que um novo sistema operacional é lançado, um dos pontos que mais chamam a atenção do usuário leigo é a interface gráfica. Foi assim com cada um dos lançamentos promovidos pela Microsoft. As mudanças feitas em cada uma das novas versões é bastante sensível.

Do cinza comum das versões 95 a ME ao colorido do Windows XP, seguido do aero implantado nas duas mais recentes (Vista e Windows 7), as alterações ficaram mais elaboradas conforme a tecnologia de produção de interfaces gráficas evolui. O que podemos esperar para o Windows 8 é algo totalmente diferente, como o próprio funcionário “prometeu” no seu post.

Conheça o que vem  pela frente!

Novidades do Windows Server

A Microsoft anunciou recentemente uma série de aprimoramentos nas funções do Windows Server que está sendo apelidado como “Dublin”. O que podemos esperar dessa repaginação é maior organização para trabalhar com aplicativos WCF/WF. O “Dublin” extende IIS/WAS para proporcionar um ambiente padrão para as aplicações .NET.
Controles remotos

Você já deve ter ouvido falar das siglas RDP (Remote Desktop Client and Protocol). Caso não tenha, é a função responsável por permitir que o seu computador seja acessado remotamente. O que se ouve por aí é que haverá mudanças na área, mas ainda não é possível saber o que vem pela frente.
Como se descobre esse tipo de coisa?

Além de procurar pistas em sites oficiais, algumas das principais fontes de informações sobre o que pode haver de novo em algum produto de empresas grandes é procurar seus funcionários. Ninguém fala melhor (ou pior) de uma empresa do que o seu funcionário. Portanto, o interessante é usar e abusar das redes sociais nas quais eles podem estar incluídos.

Uma das redes mais fortes para se encontrar informações sobre o desenvolvimento de novos sistemas, programas e ferramentas é o LinkedIn, já que boa parte dos desenvolvedores incluem seus perfis e currículos na maior rede profissional do momento.
Ainda leva um tempo

Ainda temos de esperar para ver!Como todos sabemos, o Windows 7 acabou de sair do forno e ainda tem pontos que precisam ser corrigidos e aperfeiçoados. Portanto, é bem provável que um novo sistema operacional ainda demore para sair. Mesmo assim, é muito divertido e interessante procurar quais seriam as novidades de uma versão superior a esta que encontramos nas lojas.

Com tanta novidade e pontos a elaborar, só podemos esperar – e desejar profundamente – que as novas características do Windows 8 o tornem ainda superior ao que podemos ver nesta versão atual. Claro que há muito o que trabalhar, portanto só podemos aguardar mais novidades e rumores!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.