Conheça alternativas para o Google Chrome OS!

3 min de leitura
Imagem de: Conheça alternativas para o Google Chrome OS!

Um dos temas que mais abalou as estruturas que conhecemos em sistemas operacionais nos últimos meses foi o cloud computing. O termo, que significa computação em nuvens, remete à mínima instalação de arquivos e recursos no computador e à utilização da internet para quase todas as tarefas comuns.

Nesse âmbito o Google parece atrair todos os olhares com o sistema operacional que já começou a ser desenvolvido. Nos últimos anos a empresa criou um universo online muito completo, com aplicativos para escritório, comunicação, multimídia e diversas outras áreas. O Chrome OS parece ser o elo entre tudo  que foi feito e mudará conceitos sobre o propósito de um SO.

Outros sistemas em nuvens

Embora não estejam na mira dos holofotes, já existem diversos sistemas operacionais extremamente leves e descomplicados, com aspectos semelhantes ao que vemos no Chrome OS. Quase todos são baseados em Linux, o que mostra a variedade de alternativas que um sistema operacional livre pode fomentar.

Neste artigo separamos algumas das melhores opções para usuários de computadores simples ou que gostariam de tentar novas alternativas, em geral mais leves e menos complexas do que temos até agora.

Jolicloud

A primeira alternativa de nossa lista foi desenvolvida para Netbooks, mas nada impede que você a instale em seu computador sem problemas. O Jolicloud é um sistema muito leve e fácil de usar, que utiliza o que há de melhor nos serviços online, sem esquecer os aplicativos instaláveis que mais utilizamos.

Ele conta com botões grandes e divisões bem elaboradas, aproveita melhor o espaço e facilita a visualização em telas pequenas. A instalação dos aplicativos disponíveis é feita a partir de um banco de dados do programa e ocorre naturalmente, com apenas um clique. O jolicloud pode ser instalado a partir do Windows como se fosse um aplicativo comum. Caso não goste, basta retirar o programa pelo Painel de Controle.

Moblin

Outra opção muito atraente para Netbooks ou para quem faz uso de monitores pequenos é o Moblin. O sistema operacional - também baseado em Linux - é muito belo e intuitivo. Com ele você lê notícias, conversa com amigos, ouve música e realiza todas as tarefas básicas ao navegar pela internet.

O programa conta nativamente com apenas dois aplicativos instalados: o navegador e o player de mídia do Moblin. O resto funciona online, sem complicações. É possível inclusive se conectar a outras máquinas para compartilhar arquivos, músicas e vídeos, o que o torna ainda mais dinâmico.

xPUD

Também muito leve e prático, o xPUD segue os mesmos padrões dos sistemas já mencionados. Em poucos segundos você liga sua máquina e realiza tudo que a internet tem a oferecer. Também é possível utilizar alguns programas instalados, como o Firefox ou o Skype.

O maior destaque do xPUD é a leveza que o sistema operacional apresenta. No próprio site do desenvolvedor são recomendados apenas 256MB de memória para rodá-lo, além de 64MB em disco, configurações muito fáceis de atingir até mesmo para computadores antigos.

Slitaz

Este sistema operacional pesa cerca de 30MB e apresenta facilidade de uso, em especial para quem já é usuário Linux. Ele é otimizado para a internet e conta apenas com o básico para funcionar. Sua instalação não é muito intuitiva e requer alguns conhecimentos adicionais.

WebConverger

Criado para ser utilizado em quiosques ou computadores públicos voltados ao acesso à internet, este sistema operacional pode ser chamado de Firefox OS. Ele não conta com mais nenhum aplicativo incluso, o que pode ser um ponto negativo para quem precisa de tarefas mais específicas.

Browser Linux

Totalmente baseado no Puppy Linux, este aplicativo conta com cortes e redução de tamanho em diversas formas, mesmo ao utilizar como base um sistema operacional pequeno. O resultado são 78 MB de tamanho total e muita leveza ao rodar. Você conta com Firefox, editor de texto, leitores de arquivos importantes e algumas outras ferramentas essenciais.

Slax

O último sistema de nossa lista é leve, portátil, moderno e com um visual muito bonito. Ele conta com uma vasta coleção de aplicativos essenciais pré-instalados. Uma das ferramentas mais interessantes é anterior à instalação do sistema. Você pode personalizar a imagem antes de baixá-la e escolher os aplicativos que comporão o download.

Qual a sua opinião?

Você acha mesmo que os sistemas operacionais em nuvem vieram para ficar? Será que em um futuro não tão distante os aplicativos não precisarão mais ser instalados nos computadores?  O Baixaki conta com  sua opinião sobre o tema!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.