Tabela com a atuação das empresas no mercado. (Fonte da imagem: Reprodução/BGR)

Desde que os smartphones viraram moda, o mercado de celulares sofreu uma reviravolta. As pessoas passaram a trocar os seus celulares “comuns” por modelos mais modernos, impulsionando — e muito — o mercado de gadgets.

Com isso, surgiu uma competição entre a Google, a Microsoft e a Apple para ver qual das empresas dominaria o mercado com seus respectivos sistemas operacionais. Até agora, a disputa tem o Android em primeiro lugar, com cerca de 60% de adeptos.

No entanto, uma pesquisa recente da empresa IDC divulgou que o mercado vai esfriar de maneira considerável. Mesmo com lançamentos aguardados, em 2012 serão vendidas “apenas” 1,8 bilhões de unidades — indício do resfriamento, já que em 2011 foram vendidas 1,7 bilhões.

A IDC também calculou a situação desse cenário em 2016. O Android vai perder cerca de 20% do seu mercado, mas ainda estará no topo. Enquanto isso, o iOS vai ser o terceiro sistema operacional mais usado (com 19%). O Windows Phone praticamente dobrará a sua presença nas vendas, ficando em segundo lugar (com 19,2%).

Fonte: BGR

Cupons de desconto TecMundo: