Siri derrota Google Now e Cortana em teste multilíngue

1 min de leitura
Imagem de: Siri derrota Google Now e Cortana em teste multilíngue

As assistentes pessoais chegaram para ficar. O reconhecimento de voz está ficando cada vez mais sofisticado e no campo de batalha, Google Now, Siri, da Apple e Cortana, da Microsoft, entra em disputa de forma a conquistar os usuários para as suas respectivas plataformas.

Diversos testes já colocaram as habilidades das assistentes à prova, mas geralmente estes testes eram feitos apenas em inglês. Desta vez, uma empresa de tecnologia da linguagem chamada Globalme, resolveu testar todas elas em cinco línguas diferentes: inglês, italiano, francês, alemão e mandariam.

Foram 18 questões feitas para cada uma das assistentes nas cinco línguas, pontuadas com 0, 0,5 ou 1. As questões que foram respondidas de maneira rápida e fácil ganharam 1. As questões que devolveram respostas não tão simples, uma lista de resultados, ou com alguma desordem, receberam 0,5. As questões  que não foram entendidas ou que tiveram respostas irrelevantes receberam 0.

Língua a língua

No Inglês, a Siri marcou 14,5, enquanto que a Cortana marcou 12,5 e a Google Now, 11,5. Já no Italiano, a Siri novamente marcou 14,5, enquanto que Google Now marcou apenas 8,5 e a Cortana alcançou somente 6. Vale lembrar que a Cortana ainda está em beta para o Italiano, Francês, Alemão e Mandarim.

Os resultados para o Francês e o Alemão foram parecidos com o do Italiano. A Siri caiu ligeiramente em ambas as línguas, enquanto que Google Now e Cortana também melhoraram um pouco nos dois idiomas.

O Mandarim foi a última língua analisada. E aqui os resultados foram bem discrepantes. Enquanto que a Siri marcou 13,5 pontos, a Cortana alcançou apenas 5 pontos. A Google teve o resultado mais decepcionante de todos, com uma pontuação de apenas 1,5.

Observações

No entanto, vale lembrar que embora ofereça reconhecimento de voz, o Google Now ainda não é um programa tão específico para isso, como a Siri e a Cortana. O aplicativo é oferecido em mais de 50 línguas e dialetos, ultrapassando as assistentes pessoais de Microsoft e Apple. Mas em muitos casos, trata-se apenas de uma pesquisa com recurso de voz ativado, sem grandes habilidades.

De qualquer maneira, a Siri foi coroada neste teste como a vencedora e é a mais preparada em todos os idiomas que foram testados. Google e Microsoft ainda tem muito que aprimorar para deixar seus aplicativos de comando e assistência de voz ainda melhores.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.