Simulador com fotorrealismo ajuda marinheiros britânicos a pilotar porta-aviões

1 min de leitura
Imagem de: Simulador com fotorrealismo ajuda marinheiros britânicos a pilotar porta-aviões

(Fonte da imagem: Reprodução/Crown Copyright-MOD 2012)

Estacionar um carro já é uma tarefa complicada para muitas pessoas. Agora, imagine a dificuldade de pilotar aqueles porta-aviões gigantescos! Pelo menos os marinheiros britânicos podem aprender a comandar esse enormes veículos náuticos sem sequer molhar os pés.

Para capacitar melhor os seus soldados nessa função, a Royal Navy (a Marinha Real Britânica) desenvolveu aquele que está sendo considerado o simulador naval mais avançado do mundo. O sistema possui aspectos de fotorrealismo para reproduzir portos, como o de Portsmouth ou de Plymouth, com o máximo de fidelidade possível.

Devido às proporções de todos os elementos desse tipo de simulação, o trabalho dos envolvidos foi bem grande. Por exemplo, uma equipe passou cerca de cinco dias fotografando esses locais em diferentes momentos do dia para posteriormente compilar as imagens e reproduzi-las no simulador.

(Fonte da imagem: Reprodução/Crown Copyright-MOD 2012)

O resultado disso foram arquivos com 630 MB que representam cada um dos portos mencionados e que são capazes de reproduzir inscrições e até mesmo o reflexo de sua iluminação na água de maneira que beira a perfeição — segundo o site Wired.

A formação inicial de um aspirante ao posto de piloto de um porta-aviões da Marinha Britânica leva pelo menos 30 horas. O simulador está localizado atualmente no Britannia Royal Naval College (BRNC) em Dartmouth, na Inglaterra.

Fontes: Wired, Ministry of Defence

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.