Por mais apaixonado que sejamos, parece que os amantes brasileiros de tecnologia não conseguem muitas mamatas na hora de comprar os dispositivos tão desejados, especialmente com a recusa do Brasil em entrar no novo acordo internacional de redução de tarifas de eletrônicos – clique aqui para saber mais. Isso não significa, no entanto, que não há outras maneiras de economizar na hora de adquirir o gadget dos sonhos.

Presente em 16 países espalhados pela Europa, Ásia e América Latina, o CupoNation veio para o Brasil em dezembro de 2012 justamente com o objetivo de atender às demandas de quem não abre mão de buscar a melhor oferta na hora de fazer compras pela internet. Com mais de 2,5 mil lojas online cadastradas, o serviço mantém uma média de 4,5 mil cupons e ofertas simultâneos e adiciona 100 novas promoções todos os dias.

Sem ter que fazer qualquer tipo de cadastro, os usuários podem simplesmente acessar o site do CupoNation para ter acesso imediato a promoções e ofertas de todos os varejistas cadastrados. Enquanto a página principal reúne os melhores descontos das principais lojas online, também é possível buscar por novidades em categorias específicas, indo desde itens de beleza, saúde e moda até games, eletrônicos, livros e viagens.

Também é possível ver quais são as 20 melhores ofertas e cupons disponíveis no CupoNation e escolher varejistas específicos para ter acesso a todas as promoções e descontos oferecidos por esses estabelecimentos. Os usuários mais assíduos podem ainda cadastrar seu email para receber novidades em sua caixa de entrada antes mesmo que elas sejam inseridas no site.

DNA gringo

Segundo a CEO e cofundador do CupoNation, Maria Fernanda Junqueira, a ideia de criar um serviço de cupons de desconto no Brasil veio após um período de 2 anos que ela passou envolvida em iniciativas de empreendedorismo em Chicago, nos EUA. Durante sua estadia no país estrangeiro, ela afirma ter notado como o uso de vouchers promocionais para compras de todo tipo de produto é algo forte por lá.

A executiva afirma que passou a ter uma ideia completamente diferente sobre o uso de cupons de desconto quando voltou ao Brasil. “Antes, eu via esses descontos como algo atrelado a coisas de baixa qualidade, uma forma das empresas ‘queimarem o estoque’ de produtos parados. Agora, eu sei que isso não é verdade e que é válido até com lançamentos”, diz Junqueira.

Ao voltar ao solo tupiniquim, a executiva teve a oportunidade de criar o CupoNation com o grupo Rocket Internet. Hoje, o site é um dos serviços estabelecidos há mais tempo no Brasil e traz como um de seus principais diferenciais a exibição tanto de ofertas exclusivas quando de campanhas feitas pelos próprios varejistas. Assim, ele serve como uma plataforma onde os usuários podem encontrar as melhores opções para gastar menos.

Além disso, Junqueira afirma que o CupoNation é o site de cupons que atualmente investe mais dinheiro em tecnologia, o que permite criar sistemas mais agradáveis e eficientes para o público. Segundo a executiva, planos para o futuro próximo incluem a chegada de um aplicativo próprio do serviço e mais algumas ferramentas que devem ser reveladas mais para a frente.

Mais comércio, mais descontos

Ao longo de seus cerca de 2 anos e meio de funcionamento, o CupoNation conseguiu levantar alguns dados interessantes sobre o comércio online. Segundo a empresa, o mercado de cupons teve movimentou R$ 1 bilhão durante o ano de 2014, representando aproximadamente 3% do faturamento do e-commerce.

No total, 51,5 milhões de brasileiros fizeram ao menos uma compra online ao longo do ano passado, sendo 10,2 milhões deles usuários de “primeira viagem”. De acordo com os representantes do CupoNation, esses dados estão diretamente relacionados ao crescimento das vendas pela internet como um todo, o que abre espaço para estimativas de um crescimento orgânico no uso de cupons de descontos nos próximos anos.

Baseando nos dados de seus próprios usuários, o CupoNation também reuniu informações a respeito das cidades que possuem a maior quantidade de usuários de vouchers no Brasil. São Paulo ficou em primeiro lugar, com 18,55% dos amantes de descontos, seguida por Rio de Janeiro (9,92%), Belo Horizonte (7,07%), Brasília (3,46%), Salvador (3,13%) e Curitiba (2,70%). Outros municípios brasileiros dividiram porções menores dos 55,17% restantes.

Encontrou algum cupom de desconto imperdível? Compartilhe no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: