Saiba por quais países um produto passou até chegar às suas mãos

1 min de leitura
Imagem de: Saiba por quais países um produto passou até chegar às suas mãos

Os caminhos da produção de Nutella e de todos os seus ingredientes no SourceMap (Fonte da imagem: Reprodução/SourceMap)
Você já teve a curiosidade de saber por quais locais um produto passou antes de chegar à sua casa? Caso a resposta seja afirmativa, saiba que você não foi o único: o SourceMap é um site criado para “destrinchar” os destinos que uma única mercadoria percorreu antes de chegar ao consumidor final.

O domínio apresenta em mapas globais os principais pontos de montagem e distribuição de alguns produtos, como um notebook, por exemplo. Em cada local marcado ainda é possível ver descrições sobre as etapas, além de obter dados dos fabricantes.

A ideia principal do site é incentivar a conscientização, por parte das companhias, em disponibilizar claramente todo o processo que eles utilizam na fabricação. Já por parte dos consumidores, ele pretende oferecer um maior controle e conhecimento das mercadorias a serem adquiridas.

Pelo mundo

Os desenvolvedores do SourceMap ainda querem criar uma ferramenta que permite selecionar um item em uma loja virtual e consequentemente ver o caminho completo que o produto percorreu até ficar pronto.

No entanto, o site ainda está iniciando suas atividades e poucas companhias apresentaram seus dados de produção. Aparentemente, na maioria, são os consumidores que criam os possíveis destinos do produto, a partir de pesquisas próprias.

Mesmo assim, vale a pena dar uma olhada no SourceMap e ver alguns mapas já criados: eles mostram como um simples produto que está na sua mesa de café da manha — como um pote de Nutella, por exemplo — já viajou por vários locais do mundo.

Fonte: It World e SourceMap

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.