E agora, Game of Thrones? Especulações sobre a sexta temporada da série!

8 min de leitura
Imagem de: E agora, Game of Thrones? Especulações sobre a sexta temporada da série!

A máxima Valar Morghulis ("todos os homens devem morrer") nunca foi tão verdadeira em Game of Thrones ao final da quinta temporada. Com uma sequência de acontecimentos trágicos e chocantes, a série da HBO deu fim a vários personagens, incluindo crianças inocentes e grandes favoritos do público.

Muitos fãs se perguntam agora como a série vai dar continuidade a esses eventos na sexta temporada. Há uma sensação compartilhada entre os espectadores de que Game of Thrones perdeu o rumo da história ou que as narrativas não fazem mais sentido — tudo isso resultado de um sentimento de luto e revolta pelos últimos acontecimentos.

Como forma de dar uma luz em meio à tamanha escuridão, reunimos aqui algumas teorias e possibilidades sobre o futuro da saga, questionando o destino dos personagens e usando os livros de George R. R. Martin como referência em busca de pistas sobre a trama.

Sendo assim, vale dizer que os parágrafos a seguir são destinados para quem já conferiu o final da quinta temporada de Game of Thrones e não se importa com possíveis spoilers dos livros As Crônicas de Gelo e Fogo.

Atenção: spoilers para quem não assistiu ao final da 5ª temporada ou não sabe os enredos dos livros.

Jon Snow

Leitores de Martin e espectadores de Game of Thrones estão finalmente juntos, mais ou menos no mesmo ponto da grande narrativa da saga, já que a série da HBO alcançou os acontecimentos finais do quinto livro (e os primeiros capítulos já publicados do sexto) de As Crônicas de Gelo e Fogo.

Isso significa que os leitores sabem tanto quanto os espectadores neste momento no que se refere ao futuro de Jon Snow. No último season finale, vimos o bastardo Stark ser assassinado por companheiros da Patrulha da Noite que não concordavam com sua atitude de abrir a Muralha para os selvagens.

Jon Snow é esfaqueado no final da quinta temporada. Fonte da imagem: Divulgação/HBO

Nos livros, o último capítulo de Snow termina de forma semelhante, com o Senhor Comandante recebendo múltiplas facadas de patrulheiros rebeldes. Na descrição de Martin, Jon não chega a sentir a quarta facada, apenas “o frio” dominando seu corpo.

A conclusão da quinta temporada (e também do quinto livro de Martin) com essa sequência gerou muita revolta e discussão entre os fãs sobre o futuro do personagem. Afinal, que sentido faz tantas teorias sobre Jon Snow — sobre ele ser na verdade filho de Rhaegar Targaryen e Lyanna Stark, ou ser uma reencarnação de Azor Ahai — se o personagem não vai viver para descobrir a verdade?

Vivo ou morto: teorias!

Essa indagação leva a diversas especulações sobre a narrativa do bastardo na Muralha. Há quem acredite que Jon será ressuscitado por uma magia de Melisandre, tendo em vista o interesse da Sacerdotisa Vermelha pelo Comandante. Na série, assim como nos livros, vimos Thoros of Myr usar a magia do Senhor da Luz para trazer seu amigo Beric Dondarrion de volta à vida.

Na fonte literária, há ainda o ressurgimento de Catelyn como a Senhora Coração de Pedra que serve para reafirmar a possibilidade de uma ressureição de Jon Snow. Apesar disso, essa personagem não apareceu na série e, para todos os efeitos, continua morta no programa da HBO. Será que essa ausência na série invalida toda a teoria? Ou apenas aumenta a expectativa e a surpresa que Jon Snow será ressuscitado?

Jon e seu lobo Fantasma em cena da série Game of Thrones. Fonte da imagem: Divulgação/HBO

Outra possibilidade muito comentada é que Snow passará a “viver” dentro do seu lobo Fantasma. Isso seria possível graças à habilidade troca-peles do personagem (melhor explorada nos livros), com a qual ele conseguiria se transferir para o corpo do Fantasma antes de morrer. Entretanto, vimos muito pouco da conexão entre Snow e seu lobo na série, o que pode enfraquecer a teoria.

Ao mesmo tempo, os produtores de Game of Thrones estão afirmando categoricamente que Jon Snow morreu mesmo, e que essa é uma morte definitiva no programa. O ator Kit Harington também disse em entrevista que seu personagem está morto e que ele não retorna na próxima temporada. Será então que todas essas teorias fazem parte da nossa negação em aceitar que ele morreu? Ou será um truque dos realizadores para nos despistar sobre os próximos acontecimentos da série?

Possivelmente, só saberemos a verdade no ano que vem, ou pelo menos quando iniciarem as gravações da sexta temporada. Se for mentira dos realizadores que Jon Snow morreu, a equipe terá muita dificuldade em manter esse segredo do público. Ao mesmo tempo, os leitores de Martin aguardam ansiosamente pelo sexto livro em busca de respostas.

Sansa

Nem sempre a fonte literária serve como referência em Game of Thrones. Nesta quinta temporada, acompanhamos grandes modificações em narrativas de personagens em relação aos livros de Martin. De todas as mudanças, a mais significativa e dramática é a de Sansa, que passou de refugiada no Ninha da Águia para refém do sádico Ramsay Bolton em Winterfell.

Sansa, na verdade, assumiu o papel da “falsa Arya” dos livros, personagem que se casa com Ramsay para garantir a herança do Reino do Norte para os Bolton, e escapa de Winterfell com a ajuda de Theon — de forma muito parecida ao que vimos na season finale. Nos livros, sabemos ainda que Theon e Jeyne Poole (que continua se passando por Arya) encontram o acampamento de Stannis, e este manda Jeyne para a Muralha para se reencontrar com seu suposto irmão.

Sansa foge de Winterfell com Theon. Fonte da imagem: Divulgação/HBO

Como os acontecimentos na série divergiram bastante, é difícil saber ao certo o que vai acontecer com Sansa após a fuga de Winterfell. Como Stannis foi derrotado, a herdeira Stark não pode contar com a ajuda do exército dele — mas talvez Brienne não tenha dado o golpe em Stannis, e os personagens possam se encontrar. Mas qual seria o destino deles: a Muralha ou, quem sabe, as Ilhas de Ferro da Casa Greyjoy?

Há rumores que a próxima temporada vai apresentar os tios de Theon, personagens que foram introduzidos no quarto livro da saga de George R. R. Martin, mas que ainda não deram as caras na série da HBO. Será que a série vai retomar a narrativa dos livros sobre a luta de poder entre os herdeiros de Pyke? Vale lembrar que a última vez em que Balon, o pai de Theon, apareceu foi na terceira temporada e sua irmã, Yara, na quarta.

Daenerys

A disputa pelo Trono de Ferro parece ainda mais complicada enquanto favoritos do público morrem ou são levados a destinos inesperados. Carregada por Drogon para fora de Meereen, Daenerys se vê em uma região desolada, sem saber como voltar para a civilização, quando é cercada por um khalasar, uma tribo Dothraki, a mesma civilização de seu falecido marido Khal Drogo. A nova situação coloca a Mãe de Dragões novamente em perigo.

Em Meereen, Jorah Mormont e Daario Naharis concordam em sair em busca da Rainha enquanto Tyrion, Verme Cinzento e Missandei aceitam a missão de governar a cidade neste período. O anão Lannister ganha a companhia de Varys, o Aranha, que promete ajudá-lo a comandar a rede de conspirações da cidade corrompida por ladrões.

Jorah, Daario e Tyrion discutem o que fazer sem a Rainha. Fonte da imagem: Divulgação/HBO

Novamente, neste núcleo há muitas diferenças em relação aos livros, o que pode dar algumas pistas sobre a continuidade da narrativa. Na saga literária, Sor Barristan Selmy (ainda vivo) lidera a resistência de Meereen contra os ataques externos e a rebelião interna durante a ausência de Daenerys. Talvez este seja o papel de Tyrion na sexta temporada: administrar a guerra entre facções de Meereen e combater os Filhos da Harpia.

Ainda de acordo com os livros, Quentyn Martell (filho de Doran Martell, de Dorne) que pretendia se casar com Daenerys, acaba soltando os dois dragões da Rainha. Viserion e Rhaegal são vistos, durante a batalha em Meereen, queimando a cidade. Ao mesmo tempo, outro pretendente de Daenerys, Victarion Greyjoy, chega pelo mar, trazendo com ele o Berrante do Dragão — que supostamente é capaz de domar as criaturas. Seria interessante ver isso na série, não é mesmo?

Vale lembrar ainda que, em Game of Thrones, Jorah Mormont contraiu escamagris ao tocar um dos Homens de Pedra na passagem pelas ruínas de Valíria. A doença deve evoluir na próxima temporada, enquanto o personagem parece desde já marcado para morrer. Nos livros, o correspondente a Jorah — que contraiu escamagris durante a viagem com Tyrion — é Jon Connington, que protege Aegon, filho do Príncipe Rhaegar Targaryen, que ele pretende colocar no Trono de Westeros. Esses personagens, porém, ainda precisam ser introduzidos na série.

Cersei

A situação não é nada melhor em Porto Real. A expiação de Cersei pode até dar certa redenção da personagem por seus pecados — pelo menos aos olhos da divindade dos Sete —, mas ninguém acredita que os dias de tirania da Rainha Mãe tenham acabado. Será que ela vai se vingar de seus opositores? E usará o novo Montanha para isso?

Depois da expiação, Cersei está pronta para novos pecados. Fonte da imagem: Divulgação/HBO

Provavelmente, Cersei vai receber uma dolorosa notícia na próxima temporada, com a morte de sua filha Myrcella por envenenamento. Jaime deve entregar a notícia pessoalmente, e a relação entre os incestuosos irmãos deve se complicar ainda mais. Com isso, imaginamos que Cersei deve declarar guerra contra Dorne.

Ao mesmo tempo, a relação dos Lannister com a Casa Tyrell continua desgastada após o aprisionamento de Margaery e Sor Loras. A Rainha dos Espinhos permanece em Porto Real conspirando junto com Mindinho, o que pode levar à derrocada dos Leões no Trono de Ferro. Afinal, quantos inimigos os Lannister conseguem combater simultaneamente?

Paralelamente a todas essas intrigas e jogos de poder, a ameaça dos caminhantes brancos se agiganta sobre Westeros. O exército de mortos-vivos cresce a cada dia (ou noite), e a última linha de resistência dos Sete Reinos, a Muralha, nunca pareceu tão indefesa. Será que Porto Real vai deixar a briga pelo Trono de lado para lutar contra as ameaças do Norte?

E você, quais são as suas teorias sobre a próxima temporada de Game of Thrones? O que acha que vai acontecer com os personagens? Jon Snow está mesmo morto? Daenerys será resgatada? E o que achou da punição de Arya? Está com saudades de Bran e Hodor? Espera ver Sam estudando para ser um Meistre na Cidadela? Se fosse roteirista da série, como você escreveria a próxima temporada? Comente abaixo!

Via Minha Série.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.