(Fonte da imagem: Reprodução/MIT News)

Utilizando tecnologias que lembram muito o Kinect, da Microsoft, o novo sensor de imagens desenvolvido pelo MIT consegue superar facilmente o dispositivo que acompanha os aparelhos Xbox. Custando aproximadamente US$ 500 para ser produzida, a invenção consegue ver através de objetos transparentes e se mostra capaz de funcionar mesmo quando exposto à chuva ou à neve.

A câmera desenvolvida pelo instituto determina o posicionamento de objetos através da análise do tempo que um sinal luminoso leva para ser refletido por cada um deles — mesmo método utilizado pelo Kinect. O diferencial do dispositivo fica por conta de um novo método de codificação semelhante àquele utilizado por empresas de telecomunicação na hora de determinar o posicionamento dos usuários de sua rede.

Segundo os responsáveis pelo projeto, antigamente seria preciso investir aproximadamente US$ 500 mil para obter resultados semelhantes àqueles proporcionados pelo aparelho. No entanto, isso não é mais preciso graças a melhorias de software que permitem realizar o processo de captura de imagens sem precisar depender de equipamentos complexos.

Cupons de desconto TecMundo: