Review: fone de ouvido Sennheiser Urbanite XL Wireless [vídeo]

4 min de leitura
Imagem de: Review: fone de ouvido Sennheiser Urbanite XL Wireless [vídeo]

Desenvolvida para competir com os produtos da Beats, a linha Urbanite da Sennheiser é marcada por dois elementos: graves bem destacados e visuais chamativos. E é justamente isso que encontramos no Urbanite XL Wireless, produto que também traz a conectividade sem fio e um sistema de controles baseado em toques como seus principais diferenciais.

Tivemos a oportunidade de passar uma semana com o fone de ouvido e pudemos conferir tudo o que ele tem a oferecer. Destacando os tons graves, o produto não deixa de lado os outros elementos que compõem os diversos gêneros musicais. No entanto, pequenos problemas de design impedem que ele seja a melhor opção do segmento disponível atualmente no mercado.

Design

O Urbanite XL Wireless faz jus a seu nome e apresenta um tamanho bastante avantajado. Apesar disso, as conchas acústicas do dispositivo não preenchem totalmente as orelhas, ficando acomodadas sobre elas. A tiara central possui acabamento em tecido e plástico, se diferenciando de outras opções do mercado ao esconder cabos dentro de si.

A saída de som direita concentra elementos como o botão que liga o fone e que realiza seu pareamento através de sinais Bluetooth. Nessa área, você também encontra uma entrada micro USB para a realização da recarga do produto e um conector para cabos de áudio.

No exterior desse local, há o painel sensível ao toque que controla os níveis de volume do aparelho (que operam de forma individual) e que também funciona como um botão Play/Pause. Por fim, na concha acústica esquerda há a área na qual dispositivos devem ser encostados para realizar a conexão através da tecnologia NFC.

A haste flexível do acessório possibilita que você o dobre para tornar mais fácil seu transporte dentro de mochilas ou bolsas. O fone possui um acabamento de qualidade e é construído em materiais que transmitem uma boa sensação de resistência e durabilidade.

Dentro da embalagem do Urbanite XL Wireless, você encontra um cabo removível com controlador de volume embutido, um cabo micro USB e uma bolsa de proteção. Infelizmente, o último desses acessórios é feito em tecido e não passa muita confiança no que diz respeito a proteger o fone de ouvido contra choques físicos.

Desempenho

O Urbanite XL Wireless cumpre a promessa de produzir graves marcantes, mas faz isso de forma um tanto diferenciada em relação à linha Beats. Em vez de oferecer uma experiência semelhante à de encostar um subwoofer na cabeça, o dispositivo da Sennheiser apresenta um resultado que não sacrifica frequências graves e agudas.

O fone de ouvido destaca batidas e elementos como baixo e bateria, mas não apaga da equação itens como violão, guitarra e vocais. No entanto, o dispositivo está longe de possuir uma assinatura sonora que tende para o neutro, o que se reflete em uma reprodução bastante característica de tons médios.

Com isso, ele se mostra uma opção pouco adequada para quem possui o rock ou o blues elétrico como gêneros musicais preferidos. Embora seja fácil identificar guitarras, elas surgem de forma um tanto apagada e sua distorção não apresenta o peso normalmente esperado durante a audição de uma faixa musical.

O Urbanite XL Wireless é confortável e se encaixa de forma bastante fixa na cabeça. No entanto, o material usado no acabamento das caixas acústicas é um tanto áspero e tende a incomodar um pouco após certo tempo de uso. Com isso, você vai se sentir obrigado a realizar algumas pausas periódicas no uso do acessório para não se incomodar com ele.

O fone de ouvido trabalha com tons intensos e não apresenta distorções notáveis em nenhum momento. O isolamento sonoro é bom, embora o dispositivo tenda a vazar a música para o ambiente caso você decida utilizar ao máximo a capacidade sonora oferecida pela fabricante.

Disponíveis somente no modo Bluetooth, os controles por toque decepcionam. A solução desenvolvida pela Sennheiser se mostra excessivamente sensível, o que torna comum pausar faixas por acidente quando se está tentando ajustar o volume. Da mesma forma, é comum acionar comandos por acidente ao ajustar o acessório. Combinadas, em pouco tempo essas situações frequentes vão fazer você passar a desgostar da presença do painel touchscreen.

Em compensação, a duração da bateria surpreendeu positivamente nos nossos testes. Durante a semana que tivemos o aparelho à nossa disposição, só precisamos recarregar o fone uma única vez após cinco dias de uso moderado.

Vale a pena?

O Urbanite XL Wireless da Sennheiser é uma excelente opção para quem procura um fone de ouvido capaz de entregar graves de alta qualidade. O dispositivo destaca bem a batida de músicas, sem deixar de lado os demais elementos que as compõem. Assim como a linha Beats, o produto também transforma sons durante sua reprodução, mas faz isso de uma maneira mais completa.

Com isso, o produto se torna uma alternativa viável independente do gênero musical que você pretenda reproduzir. No entanto, vale notar que a reprodução de tons médios pode soar um tanto apagada, o que prejudica um pouco estilos que têm a distorção de guitarras como seu principal elemento.

O único pecado real do acessório é a maneira como seu controle por toques funciona. Extremamente sensível, a solução é responsável muito mais por causar dores de cabeça do que por proporcionar uma experiência de uso facilitada quando você está usando o fone de ouvido em seu modo sem fio.

No entanto, aquele que muitos consumidores devem encarar como o principal problema do Urbanite XL Wireless é seu preço bastante elevado. Por mais que ele tenha um valor próximo aos concorrentes da Beats, o preço de R$ 2,3 mil deve se mostrar pouco adequado ao orçamento de grande parte dos consumidores que poderiam se interessar pelo produto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.