Review: fone de ouvido Sennheiser MX 686G SPORT

3 min de leitura
Imagem de: Review: fone de ouvido Sennheiser MX 686G SPORT

Parte da linha esportiva da Sennheiser, o MX 868G SPORT é um fone de ouvidos voltado para a prática de esportes. Entre os quesitos que o diferenciam de um acessório comum está o uso de materiais especiais resistentes à ação da água e do suor que também impedem a proliferação de micro-organismos.

Adotando um visual bastante chamativo, o produto é adaptado para funcionar junto a aparelhos Android e acompanha uma bolsa de armazenamento resistente. Tivemos a oportunidade de passar algumas semanas usando o produto, tempo suficiente para analisar tudo o que ele tem a oferecer.

Resistente e confortável, o produto peca por oferecer uma experiência auditiva que não faz jus ao bom histórico da Sennheiser. Apesar de ser bom para escutar determinados estilos de música e podcasts, o acessório pode não ser considerado um bom investimento por quem procura pela reprodução de sons de alta fidelidade.

Design

Apostando na cor verde limão na maior parte de seu acabamento, o Sennheiser MX 686G não é um produto para quem procura soluções discretas. O dispositivo possui saídas de som com tamanho considerável revestidas por proteções de silicone que garantem o encaixe confortável nas orelhas.

Inicialmente, o acessório causa certo estranhamento por parecer que fica um pouco solto após ser encaixado nas orelhas. Felizmente, não demora muito até que essa sensação desapareça e o dispositivo se torne uma das opções mais confortáveis de sua categoria — apesar de poder ser retirado facilmente, o produto não vai ficar caindo por acidente durante a prática de esportes como corrida, por exemplo.

O cabo, que possui 1,2 metro de extensão, acompanha um pequeno clipe que serve para deixá-lo mais próximo das roupas do usuário — o que evita se prender por acidente no fone durante a prática de exercícios. O dispositivo também possui ajustadores de volume e um botão Power, sendo que suas funções só funcionam corretamente caso o MX 686G esteja sendo usado junto a um dispositivo com o sistema Android.

Com tamanho discreto, a bolsa que acompanha o produto apresenta a cor cinza e o logotipo da fabricante em sua parte superior. O acessório acomoda facilmente o fone de ouvido em seu interior e possui um acabamento em velcro que assegura que o dispositivo não vai sair da parte de dentro caso você o deixe dentro de uma mochila ou de uma bolsa.

Desempenho

Levando em consideração que estamos lidando com um produto com a marca Sennheiser, é difícil não criar expectativas positivas sobre o fone de ouvido. Entre os motivos que levam a isso está o bom histórico da empresa e o fato de que pela redação do TecMundo já passaram diversos modelos de qualidade produzidos por ela.

Infelizmente, não demorou pouco para que o MX 686G se provasse um dispositivo bastante decepcionante. O produto reproduz músicas de forma bastante apagada e parece não se decidir sobre qual tipo de frequência vai prejudicar mais — os únicos tons que aparecem de forma bem definida são os graves.

Algumas canções parecem simplesmente irreconhecíveis quando reproduzidas pelo fone de ouvido, especialmente aquelas que possuem uma maior complexidade instrumental. Dessa forma, o acessório só se mostra ideal para quem costuma ouvir podcasts, visto que esses programas de áudio digitais não são conhecidos por apostar em sons muito variados.

Em contraponto, elogios devem ser feitos ao conforto proporcionado pelo dispositivo, que não incomoda mesmo após ser usado durante várias horas seguidas. Seja em dias quentes ou frios, o acessório continuou oferecendo uma experiência de uso confortável, que infelizmente não se mostrou suficiente para compensar sua baixa qualidade sonora.

Vale a pena?

Embora fique claro que a linha esportiva da Sennheiser tem como principal objetivo oferecer uma experiência de uso confortável, deixando em segundo plano a qualidade sonora, é difícil recomendar o MX 686G. O dispositivo não somente reproduz tons de maneira falha, como transforma sons ao ponto de deixar praticamente irreconhecíveis canções com as quais você já está acostumado.

Dessa forma, a não ser que você queira ficar restrito à reprodução de podcasts — único tipo de mídia que o acessório reproduz com certa fidelidade —, é uma boa ideia apostar em outro dispositivo. A própria fabricante dispõe de opções mais interessantes nesse sentido, como os modelos OCX 686 G e PMX 686G.

Infelizmente, qualidades como o conforto proporcionado pelo acessório e sua resistência à água e ao suor não compensam a baixa qualidade sonora encontrada aqui. Apesar de não manchar a boa fama da Sennheiser, o dispositivo é a prova de que até empresas de renome podem errar feio em sua área de atuação.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.