Orkut, Facebook, Twitter... São diversas as páginas que você visita e que necessitam de uma senha. Somando-se a isso páginas de entretenimento que também oferecem cadastro, como o Baixaki, o Baixaki Jogos e o Minha Série, são várias as senhas que você precisa criar e decorar.

Convenhamos que isso é trabalhoso e, para facilitar, você acaba escolhendo senhas simples ou até mesmo repetindo a mesma palavra-passe em vários serviços. Na tentativa de oferecer uma solução para esse problema é que foi desenvolvido o PasswordCard, um sistema que gera um cartão repleto de códigos para ser impresso e carregado junto com você.

Um cartão com a senha?

Sim e não. Sim, porque é nesse cartão que você vai encontrar a sua senha; e não, afinal, o PasswordCard exibe nada mais nada menos do que 232 caracteres. Eles ficam organizados em linhas e colunas e, em vez de memorizar a senha em si, você apenas guarda a localização de cada caractere de sua senha.

Como funciona

A ideia dos desenvolvedores do PasswordCard é fazer com que você memorize a posição dos caracteres que compõem senha em vez da senha em si. Para isso, o cartão conta com oito linhas e 29 colunas. Cada linha está em uma cor diferente e é identificada por um número (de 1 a 8), já as colunas são marcadas por símbolos. Os cartões são iguais a este:

PasswordCard (Fonte da imagem: Reprodução / PasswordCard)

Então, você imprime o cartão e carrega-o consigo. Sempre que for digitar ou criar uma senha, toma o cartão e copia a combinação que criou, sem deixar claro para ninguém qual a ordem escolhida. Não é necessário definir códigos de forma ordenada, ou seja, é possível selecionar caracteres da direita para esquerda, de baixo para cima ou até mesmo na diagonal.

Aqui, a criatividade ajuda na criação de uma senha segura, e não usar combinações óbvias (as sete primeiras de uma linha ou coluna, por exemplo) é uma opção mais inteligente para, caso alguém encontre o seu cartão, não descubra sua senha.

É seguro?

Para que você não use palavras de fácil identificação na hora de criar uma senha, o PasswordCard sugere a utilização de caracteres aleatórios. Caso você perca seu cartão, quem achar não terá a mínima ideia de quais são as senhas “armazenadas” ali, afinal, só você sabe a sequência certa para reproduzi-las.

É prático?

A praticidade é relativa, afinal, talvez decorar as combinações de cores e códigos utilizados seja mais difícil do que se lembrar de uma senha criada com caracteres aleatórios. Assim sendo, é importante deixar claro que, para usar o PasswordCard, você ainda vai precisar bastante de sua memória.

Crie o seu PasswordCard

Obter um cartão de senhas é muito simples. Como o serviço é gratuito, basta acessar a página do PasswordCard para que ela, automaticamente, gere um desses. Ele fica localizado na parte direita do site e você precisa clicar em “Print” para imprimi-lo.

Em caso de extravio...

Se, por ventura, você perder o cartão, não se desespere. Além do fato de quem encontrá-lo não vai conseguir descobrir suas senhas, você pode recuperá-lo facilmente no site do PasswordCard. Antes de fechar a página do cartão, copie a identificação dele presente no campo “Number”. Depois, para reavê-lo, basta inserir o código no mesmo local.

. . . . .

Conseguir um PasswordCard é muito simples, mas será que usá-lo é realmente prático? Não deixe de registrar sua opinião nos comentários.

Cupons de desconto TecMundo: