7 jogos de estratégia para você detonar diretamente no seu navegador

3 min de leitura
Imagem de: 7 jogos de estratégia para você detonar diretamente no seu navegador

A linha que divide os gêneros de estratégia em tempo real (Age of Empires) e simulação de cidades (Sim City) é bastante tênue, frequentemente cabendo à existência de combates no jogo o papel definitivo para realizar essa distinção.

Dependendo de como você considera as características definidoras de um gênero, é difícil separá-lo em uma categoria específica, o que gera uma confusão que acaba indicando games de estratégia como “gerenciadores de cidade”, e vice-versa. Embora seja verdade em muitos casos, há títulos que não se enquadram nessa distinção.

Os games nesta seleção são exclusivos para navegador, então é bom você já instalar o plugin do Flash e do Unity para não precisar esperar o carregamento de nada quando for testar as sugestões abaixo. Em relação ao gênero, os jogos da lista estão cadastrados como “estratégia”, mas cabe a você escolher o seu real valor.

1. Wargame 1942

Focado no cenário da Segunda Guerra Mundial, cada jogador é associado a uma pequena cidade, aumentando exponencialmente a escala do conflito. Afinal, em vez de nações, são cidades que batalham entre si para expandir seus territórios e dominar o mundo.

2. Desert Operations

Desenvolvido pelo mesmo estúdio do game anterior, Desert Operations apresenta jogabilidade e temática similares. Porém, a distinção está na época em que o game acontece: por se passar algumas décadas após a Segunda Grande Guerra, as tecnologias disponíveis são mais avançadas e as estruturas geopolíticas com as quais você deve lidar são diferentes.

3. Goodgame Empire

Com uma temática medieval, Goodgame Empire pode não contar com tantas tecnologias bélicas como os games acima, mas apresenta um visual mais elaborado (com aldeões andando pela vila), efeitos sonoros e música de fundo. Além disso, é possível compará-lo a títulos online como Farmville, uma vez que o foco no visual também simplifica as ações realizadas.

4. Forge of Empires

A proposta de Forge of Empires é algo similar ao que você encontra em franquias grandes, como Age of Empires: você começa um vilarejo na Idade da Pedra e, conforme pesquisa novas tecnologias, avança para a Idade do Bronze, e assim por diante. Nos combates, por sua vez, o game já possibilita intervenções mais diretas do jogador. Ou seja, em vez de apenas mandar atacar o inimigo, há como conduzir o combate.

5. Khan Wars

Em vez de tropas genéricas, em Khan Wars o jogador escolhe entre os povos árabe, búlgaro, britânico, franco, alemão, bizantino e godo para lutar e conquistar a Europa medieval. Apesar de não contar com animações e funcionar inteiramente com uma interface fixa, ainda assim o desafio do game pode ser interessante: afinal, a formação das suas tropas influencia muito nos resultados dos seus combates – embora você não tenha participação ativa neles.

6. Wartune

Diferente dos demais nesta lista, o foco de Wartune é justamente no combate, como o nome sugere. Situado em um universo fantasioso, você deve escolher uma classe de herói para combater monstros e, ao vencê-los, trazer os espólios do combate para a sua vila. Nela, é possível descansar um pouco e treinar as suas habilidades para encarar desafios mais intensos na próxima incursão ao território inimigo.

7. Miramagia

Para você descansar de tantos combates sangrentos, mas não deixar de lado o gerenciamento de recursos e uso de habilidades especiais para realizar os afazeres do cotidiano, eis o último item desta seleção: Miramagia. Este jogo português se trata de um simulador de fazenda, com o diferencial de você usar truques de mágica para plantar sementes e arar a terra, por exemplo. Apesar de não haver lutas, o gerenciamento da fazenda funciona de maneira similar à dos jogos acima.

Nesta seleção, você encontrou sete jogos capazes de rodar em praticamente qualquer computador via browser (foram deixados de lado games mais pesados), os quais são focados no gerenciamento de cidades. Caso você deseje sugerir outros títulos que não estão presentes aqui, fique à vontade para usar a seção de comentários e compartilhá-los.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.