16 mundos irados de Minecraft [vídeo]

6 min de leitura
Imagem de: 16 mundos irados de Minecraft [vídeo]

Minecraft é um dos games mais comentados e viciantes da atualidade. Mesmo independente, com gráficos precários, nenhum objetivo e nenhuma história, ele já tem incontáveis fãs. O sucesso está na liberdade de construção que o jogo oferece.

Com as ferramentas disponibilizadas e a criatividade dos jogadores, é possível criar mundos incríveis. Praticamente não há limites para o que é possível fazer, e os fãs de Minecraft adoram construir.

Existem muitos servidores com construções impressionantes, que vão desde cidades até empreitadas monumentais. E você confere algumas delas agora, nesta seleção muito especial do Baixaki.

Importante: nem todos os mundos listados aqui estão disponíveis para jogo, pois alguns servidores foram fechados. Outros mundos contam apenas com vídeos no YouTube, sem link de download ou de servidor. Por isso, preste atenção na descrição de cada mundo para acessar a página do desenvolvedor, o link de download do mapa, o link do servidor ou a página do vídeo original no YouTube.

A Terra

As possibilidades são tantas que até mesmo a Terra já foi construída pelos blocos do jogo. A reprodução é simplesmente impressionante. É possível observar bem a separação entre oceanos e continentes. Infelizmente, esse servidor foi fechado.

A Terra criada no Minecraft. (Fonte da imagem: reprodução/YouTube)

A Terra Cartográfica

Um fanático decidiu começar um projeto ambicioso: criar uma réplica em escala da Terra, utilizando um mapa de altitudes da NASA. Já foi feito um teste em escala menor, de 1000 x 500 blocos, mas o criador pretende fazer algo ainda maior.

Clique aqui e faça o download do “Save File” com esse mapa.

A Terra feita a partir de um mapa topográfico da NASA. (Fonte da imagem: reprodução/YouTube)

A Terra em escala 1:1

Se você achou o projeto anterior audacioso, então este vai lhe deixar sem palavras. Membros do MinecraftForum.net ajudaram uns aos outros para criar um mapa em que não falta absolutamente nada em termos de exploração: a Terra em escala 1:1 com cidades, rios e cavernas. Apenas para esclarecimento: aqui, um bloco representa uma milha náutica quadrada.

De acordo com os criadores, a elevação foi escalada para que se encaixasse nas limitações do game. O nível do mar foi ajustado em 40 blocos, o que implica dizer que o Everest ficou com 121 blocos de altitude. A Terra foi gerada a partir de várias imagens da NASA.

Clique aqui para baixar o mapa em SSP ou aqui para baixá-lo em SMP. E atenção: o download tem pouco mais de 400 MB, mas esse tamanho chega a ultrapassar os 3 GB após a descompactação do arquivo.

O link para acessar o servidor está disponível aqui.

O mundo em escala 1:1. (Fonte da imagem: Minecraft Forums)

Quatro monumentos e prédios históricos

Um dos hábitos dos fãs de Minecraft é reproduzir monumentos e outros prédios de destaque no jogo. Alguns exemplos incluem o Taj Mahal, o Empire State Building, o Palácio do Reichstag (prédio do parlamento federal da Alemanha) e a Catedral de Notre Dame.

A Catedral de Notre Dame no Minecraft. (Fonte da imagem: reprodução/YouTube)

Uma catedral enorme

Notre Dame, inclusive, inspirou outra catedral, que não é uma reprodução de uma construção existente, mas é enorme e digna de destaque. Ela também se inspirou na Catedral de São Paulo (em Londres) e na de Norwich.

O autor teve trabalho, precisou fazer vários esboços e até consultou um arquiteto. A construção criada tem 240 blocos de cumprimento, 170 de profundidade e 128 de altura. Ela está hospedada nos servidores do WoM Museum. Acesse qualquer um deles e digite “/museum smp_afk” (sem as aspas) para acessá-la.

Catedral enorme criada por jogador do Minecraft. (Fonte da imagem: reprodução/YouTube)

Um computador em blocos

Esta é a primeira parte de um computador 16-bits que vai rodar completamente no Minecraft. Ou seja, algo um tanto quanto “A Origem”, já que você está no seu computador, curtindo um game que roda um computador virtual feito de blocos. Primeiro, veio o 8-bits, e agora o 16-bits está a caminho.

É como viajar pelo processador de um computador e aprender como ele funciona em sua essência. “Será um computador legítimo”, afirma o criador em um vídeo do YouTube que você pode conferir neste link.

Jogadores querem reproduzir um computador 16-bit no Minecraft. (Fonte da imagem: reprodução/YouTube)

Ferrovia interestadual

Outro fã de Minecraft preferiu construir uma ferrovia. Foram necessárias 24 horas de trabalho em um período de dois meses. O percurso tem cerca de 30 minutos, e a paisagem vai mudando várias vezes. Clique aqui para acessar o canal do criador do mapa no YouTube.

O percurso tem cerca de 30 minutos. (Fonte da imagem: reprodução/YouTube)

Caminho d’água

Essa construção também tem alguns momentos de tontura, mas, no geral, ela chega até a relaxar. É um tobogã enorme que percorre belas paisagens. Em momentos de escuridão, a imagem é ainda mais espetacular.

Clique aqui para fazer o download do mapa.

Um excelente caminho d´água. (Fonte da imagem: reprodução/YouTube)

Uma enorme queda

Essa construção é um simples buraco enorme. A queda parece não ter fim e pode até causar vertigens. Mas ela acaba, sim, cedo ou tarde, e há vários objetos a serem explorados. Escadas laterais dão acesso a qualquer parte, mas o divertido mesmo é se soltar e voar até onde for possível.

Clique aqui para conferir o vídeo original no YouTube.

Um enorme buraco. Surpresas aguardam o jogador ao fim da queda. (Fonte da imagem: reprodução/YouTube)

USS Enterprise

Essa é uma das construções mais monumentais de Minecraft: a USS Enterprise, vista em Star Trek. Mesmo sendo apenas um esqueleto, o trabalho é impressionante, pois não se trata apenas do modelo 3D, uma vez que ele tem estrutura e componentes internos.

A história da criação deste mundo é curiosa. Joshua Walker, o responsável, passou a infância assistindo à USS Enterprise, e o Minecraft lhe deu a chance de construir um modelo. Walker estudou a USS Enterprise por um longo período e começou a criar um modelo com o Google SketchUp. Mas ele perdeu seu HD e seis meses de trabalho, ficando apenas com o framework original.

Com a ajuda de outros usuários, o projeto foi retomado e concluído. Não era para ser mundialmente famoso, era apenas um projeto de fim de semana. Ele postou o vídeo à noite e se assustou quando acordou: já era um sucesso estrondoso.

Clique aqui para acessar o vídeo original no YouTube.

A USS Enterprise, versão Minecraft. (Fonte da imagem: reprodução/YouTube)

Para os fãs de Mario

A música do Super Mario é inesquecível. Um fã do encanador e do Minecraft então decidiu criar um órgão de tubo que tem suporte completo para quatro acordes e toca automaticamente o tema do jogo. As notas não estão lá perfeitas, mas a ideia foi ótima.

Clique aqui e acesse o vídeo no YouTube.

Órgão que toca o tema de Super Mario. (Fonte da imagem: reprodução/YouTube)

Para os fãs de Pokémon

Quem gosta de Pokémon vai adorar este projeto cujos responsáveis recriaram toda a região de Kanto, e tudo em 3D. Como eles afirmam, ainda é preciso trabalhar em alguns detalhes, mas ele está ficando muito bom.

Clique aqui para acessar o servidor com este mundo.

Pallet Town. (Fonte da imagem: reprodução/YouTube)

Até “O Senhor dos Anéis”

A cidade de Minas Tirith, de “O Senhor dos Anéis”, também foi erguida com os blocos de Minecraft. Antes de entrar, já é possível se surpreender com um exército e suas catapultas, atiradores e elefantes.

Este servidor não está mais disponível para jogo, uma vez que o conteúdo foi criado no estágio Alpha do Minecraft. Todos os materiais utilizados são 100% legítimos, sem MODS ou spawning. Clique aqui e confira um vídeo completo sobre o mapa.

Minas Tirith no Minecraft. (Fonte da imagem: reprodução/YouTube)

(Bônus) Gráficos alucinantes

Vamos encerrar esta seleção não com um mundo, mas sim com imagens incríveis. Um fã selecionou alguns mundos e deu uma caprichada nos gráficos. O resultado são texturas impressionantes, de cair o queixo mesmo.

Clique aqui para acessar o vídeo completo.

Gráficos alucinantes. (Fonte da imagem: reprodução/YouTube)

.....

Esses foram apenas alguns mundos que você pode encontrar em Minecraft. Lembrou de algum mundo bem legal? Então comente e compartilhe! Até nossa próxima seleção.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.