Nemesis: novo malware sequestra boot do PC para dificultar remoção

1 min de leitura
Imagem de: Nemesis: novo malware sequestra boot do PC para dificultar remoção

Um novo malware está causando dores de cabeça em usuários de todo o mundo. Chamado de "Nemesis", o arquivo malicioso foi criado para roubar dados bancários e ter acesso a serviços financeiros sem autorização — desde o processamento de cartões de crédito até transferências remotas. Até aí, nada novo, mmas é preciso dizer que o Nemesis chega com um poder de fogo bem assustador.

Pesquisadores e especialistas em segurança chegaram à conclusão de que o Nemesis está atingindo partes dos computadores que dificultam a detecção e a remoção. Ele se instala no processo de Boot dos PCs, fazendo com que os códigos maliciosos sejam rodados junto com o carregamento do sistema operacional — mas independente da autorização dele.

Dessa forma, este Bootkit consegue transferir arquivos, fazer capturas de tela, registrar teclas digitadas pelos usuários, modificar processos e permitir que outras atividades não autorizadas sejam rodadas no sistema. Como relatado pelo ArsTechcnica, a instalação ocorre em porções de baixo nível do disco, fazendo com que a reinstalação do SO não seja suficiente para acabar com a ameaça.

A rotina modificada

Especialistas dizem que o Nemesis é a primeira ameaça de Boot a conseguir sequestrar rotinas a ponto de se tornar "quase invisível e persistente". Isso acontece porque ele sequestra a sequência de inicialização dos computadores, usando um instalado chamado de "BOOTRASH". Com isso, ele aplica vários passos, criando arquivos de sistema virtuais e rodando processos maliciosos sem qualquer suspeita.

Os responsáveis pelo Fire Eye afirmam que "o instalador colhe estatísticas do sistema, identificando versão e arquitetura, diferenciando também os processadores das máquinas", fazendo com que as versões corretas dos malwares sejam executadas. Aparentemente, isso afeta apenas HDs com partição VBR e com o framework Microsot .NET  3.5 — não discos com partição GUID.

Eles também afirmam que esse tipo de ameaça demanda um novo tipo de abordagem na detecção e eliminação. Por enquanto, somente uma limpeza total dos discos tem se mostrado eficiente para fazer com que as informações maliciosas sejam excluídas.

......

Você tem medo do malware "Nemesis"? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.