Segurança sempre foi algo primordial para o ser humano. Com o surgimento e evolução da Internet, isso não seria diferente. Em um mundo onde as pessoas compartilham arquivos e acessam sistemas bancários, a segurança é primordial e indispensável. Uma das dúvidas mais freqüentes entre os usuários é: como saber se minha senha é segura?

Algumas pessoas acham que a senha é apenas mais um campo para preencher a fim de poder acessar as informações, e acabam criando algumas combinações nada seguras. De fato, a senha permite acessar informações pessoas, mas é ela quem garante que apenas você possa visualizar tais informações e alterá-las, quando for o caso.

Para saber como criar uma senha mais segura, o Baixaki preparou algumas dicas e também programas que geram combinações aleatórias a fim de garantir mais segurança.

Dicas do que não usar

Cuidado com o que coloca na senha.Quando uma pessoa com más intenções está atrás da senha de alguém, as primeiras tentativas que ela fará para quebrar a essa senha será com nomes de amigos, conhecidos, familiares e até mesmo animais de estimação da vítima. Por isso, evite usar nomes de pessoas próximas a você como chaves de acesso de qualquer serviço.

No caso de senhas numéricas, é muito comum o uso de datas de aniversário ou outras datas que marquem eventos importantes na vida das pessoas. Atitudes assim facilitam muito para os “ladrões de senha”, pois tais dados podem ser facilmente encontrados em sites de relacionamento.

Evite ao máximo usar a mesma senha para tudo. Crie senhas por contexto, por exemplo: para emails uma senha, para sites de comércio online outra, serviços variados outra e assim por diante.

Nunca anote senhas. Anotar as senhas apenas facilita que outras pessoas tenham acesso à elas. Procure não usar seqüências óbvias como, por exemplo, 1234, abcd. Palavras que tenham ligação com o seu trabalho, time que você torce, esporte que pratica, etc. também devem ser evitadas.

Dicas do que usar

Acerte na senha.Boas senhas devem conter um misto de letras e números. Se o serviço permitir, use também caracteres especiais como !, @, #, $, %, &, *, etc. que aumentam ainda mais a confiabilidade das senhas. Caso você só possa usar letras, use maiúsculas e minúsculas misturadas.

Você pode ver a qualidade de sua senha acessando serviços como o The Password Meter que, apesar de ser em inglês é fácil de usar. Basta digitar a senha no campo mostrado e ficar de olho no percentual mostrado logo abaixo.

Programas

Existem vários programas que geram senhas de forma totalmente aleatória, garantindo a impessoalidade na criação dessas.

Advanced Password GeneratorGera senhas de qualquer comprimento e conteúdo de caracteres.
SoftFuse Password GeneratorGera senhas aleatórias com rapidez.
Magic Password Generator Gera senhas baseadas em algoritmos matemáticos.
XPassGenPermite escolher o tamanho da senha e como ela será composta.

Mantenha seus dados seguros e o acesso às suas informações pessoais restrito, como visto acima, não é difícil, basta ter alguns cuidados.

Cupons de desconto TecMundo: