Entre os dias 19 e 26 de setembro deste ano foram realizados alguns exercícios militares conjuntos entre a Suécia e a Finlândia. Jatos Hornet e Hawk, aeronaves táticas e de transporte leve finlandesas se juntaram a dois caças de combate suecos, modelo Saab JAS-39 Gripen para treinar pousos e decolagens em um trecho de uma rodovia finlandesa.

No vídeo acima você confere a aterrissagem de um dos jatos suecos. Esse tipo de treinamento era bastante comum no lado oriental da Europa durante a época da Guerra Fria, mas desde o fim do Pacto de Varsóvia, em março de 1991, exercícios desse tipo haviam se tornado bem menos frequentes.

 O motivo para a volta deles agora é a ameaça surgida com a violação do espaço aéreo dos países bálticos – vizinhos das duas nações escandinavas – por aviões bombardeiros russos. Se for necessária alguma forma de intervenção militar, os pilotos da Finlândia e Suécia precisam estar preparados para responder a qualquer chamado, e o pouso em estradas faz parte dessas ações.

O que você acha de o Brasil começar a realizar exercícios militares com outros países? Comente no Fórum do TecMundo

Cupons de desconto TecMundo: