A ESET, uma empresa de segurança especializada em ameaças digitais, revelou recentemente um relatório sobre o trojan Android/TrojanDropper.Mapin. O vírus se faz passar por atualização para um jogo e consegue, por meio desse disfarce, que muitos usuários o executem.

Depois de instalado, o malware pode tomar o controle do dispositivo e torná-lo parte de uma botnet. O maior problema do vírus é que ele é extremamente difícil de detectar. Algumas variantes do Android/Mapin podem demorar até três dias para transmitir dados e desbloquear todas suas funcionalidades, evitando assim serem reconhecidos.

Segundo os especialistas, o vírus já está espalhado no Google Play e em lojas alternativas e se faz passar por uma série de jogos populares, como Candy Crush Saga, Plants vs Zombies, Subway Surfers, Traffic Racer, Temple Run 2, Super Hero Adventure, Jewel Crush, Racing Rivals, entre outros.

Fique ligado: a única forma de evitar o malware é instalando aplicativos originais. Mesmo no Google Play, verifique sempre se o nome da desenvolvedora está correto. Suspeite também de apps muito novos com poucos downloads que prometem hacks para jogos e outras facilidades.

Cupons de desconto TecMundo: