Colete com airbag pode salvar motociclistas

1 min de leitura
Imagem de: Colete com airbag pode salvar motociclistas

As motocicletas são veículos menos providos de sistemas de proteção ao condutor que os carros, isso é fato. Mas isso não significa que os pilotos deste tipo de transporte não tenham alternativas para sua proteção em caso de acidentes. A empresa norte-americana Alpinestars oferece o Electronic Airbag Protection Suit, um colete dotado com um sistema de airbag acoplado.

O aparato de segurança não é exatamente uma novidade, já existem equipamentos semelhantes ao da Alpinestars há alguns anos. Porém, o sistema do modelo anunciado em 2010 conta com algoritmos precisos para identificar em curtíssimos espaços de tempo a ocorrência de uma queda. Além disso, a jaqueta possui um dispositivo GPS interno que permite localizar o ponto exato do acidente.

O cérebro eletrônico do sistema tem oito milissegundos para calcular uma colisão iminente. Em seguida, o airbag é acionado em 50 milissegundos, sendo desinflado em aproximadamente 25 segundos. Assim que o evento é constatado pelo sistema do Electronic Airbag Protection Suit, os sinais de GPS são emitidos.

A fabricante pretende disponibilizar séries para corredores, motociclistas urbanos e aqueles que gostam de se aventurar em trilhas. O preço estimado para os coletes é de US$ 2,5 mil, para o modelo básico. A previsão para início da comercialização da jaqueta é junho de 2011.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.