Android ficou 50% mais seguro em 2014 segundo relatório da Google

1 min de leitura
Imagem de: Android ficou 50% mais seguro em 2014 segundo relatório da Google
Imagem: ESET Protection

A Google publicou hoje um relatório especificando cada detalhe de segurança sobre o Android colhido em 2014. A empresa constatou que a taxa global de softwares maliciosos feitos para atacar usuários do Robô caiu 50% entre o primeiro e o último trimestre do ano passado, o que tornou o SO 50% mais seguro. Fora isso, menos de 1% de todos os aparelhos Android ativos atualmente sofreu ataques de softwares maliciosos.

Se levarmos em conta somente smartphones que fazem download de apps apenas através da Google Play, essa taxa cai para 0,15%, o que é uma redução significativa se compararmos esses dados com informações de empresas de segurança que têm acompanhado o crescimento das ameaças na plataforma da Google.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O que a Google tem feito

A empresa diz que esses números puderam ser alcançados através algumas medidas de segurança bem específicas. Uma delas foi a implantação de uma equipe de técnicos que está analisando todos os apps novos que chegam à Google Play em busca de falhas de segurança e violações nas regras de desenvolvimento para Android.

Há ainda a ferramenta de escaneamento de smartphones da própria Google, presente na maioria dos smartphones atuais. Naquele app “Conf. Google”, existe uma opção ativada por padrão que permite ao sistema verificar a procedência e avaliar a segurança de todos os apps que são instalados no aparelho, inclusive os vindos de fora da Google Play.

Com isso, a Google tem escaneado diariamente 200 milhões de smartphones, sendo que existem hoje pouco mais de 1 bilhão de Androids ativos pelo mundo. Fora isso, em 2014, a equipe de segurança da empresa investigou e resolveu 79 falhas encontradas no SO mobile, e mais de 25 mil apps na Google Play foram atualizados para impedir que novas brechas de segurança aparecessem no sistema. É possível conferir o relatório completo em inglês aqui.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.