Google deixou vazar dados privados de 282 mil domínios

1 min de leitura
Imagem de: Google deixou vazar dados privados de 282 mil domínios

Segundo pesquisadores da empresa Cisco Systems, 94% dos domínios registrados através do serviço Google Apps for Work tiveram os dados pessoais dos seus donos vazados na web. O problema afetou as pessoas que pagavam US$ 6 (R$ 19,24) para manterem ocultas suas informações de sistemas de “WHOIS lookup”.

O problema começou na metade de 2013 quando os domínios eram renovados. O sistema de renovação tinha uma falha e não processava corretamente o pedido de proteção de dados, o que deixava visível, para qualquer um na web, endereços físicos, números de telefones e nomes completos dos donos.

O bug foi descoberto no dia 19 de fevereiro deste ano e corrigido cinco dias depois. Embora informações contidas em registros WHOIS não sejam consideradas exatamente confiáveis, é possível que muita gente tenha sido prejudicada. Afinal de contas, se uma pessoa ou empresa paga por um serviço de privacidade, é porque ela realmente não quer expor certos dados na internet.

A Google se pronunciou imediatamente sobre o caso e, inclusive, enviou um email para os seus clientes afetados pedindo desculpas por possíveis transtornos e explicando o motivo que desencadeou a falha.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.