O novo Passat foi destaque do Salão do Automóvel em São Paulo.Fonte da Imagem: divulgação/Volkswagen

O Passat, da Volkswagen, foi um dos grandes destaques da 26ª edição do Salão Internacional do Automóvel, que aconteceu em São Paulo entre os dias 27 de outubro e 7 de novembro. Além do visual novo, a sétima geração do sedan tem uma série de itens tecnológicos de cair o queixo.

Desde a partida, o Passat B7 tem recursos tecnológicos. O sistema Keyless Access utiliza radiofrequência para dar a partida no motor e desligá-lo automaticamente. O mesmo sistema abre o porta-malas quando o motorista simplesmente se aproxima dele com a chave no bolso.

A troca de marchas é extremamente “High Tech”, com câmbio do tipo DSG (Direct-Shift Gearbox), um sistema de troca de marchas operado tanto automaticamente quanto em modo semimanual. A troca de marchas é controlada por uma central de processamento (CPU). A tecnologia deixa a passagem de marchas bastante suave e reduz o consumo de combustível e a emissão de poluentes em até 20%. Ela é extremamente rápida e nem mesmo os melhores pilotos são páreos para esta tecnologia.

O câmbio e o sistema ACC são grandes destaques tecnológicos.Fonte da Imagem: divulgação/Volkswagen

Qual motorista nunca teve problemas — pequenos ou mais sérios — com as luzes de outro carro na direção oposta? O novo Passat tem duas tecnologias para controlar as luzes do veículo: DLA (Dynamic Light Assist) e LA (Light Assist).

O DLA é utilizado em faróis de bi-xenônio. As lâmpadas podem se mover a fim de ajustar as luzes em curvas, por exemplos. Uma câmera no para-brisas é utilizada para identificar a presença de um veículo na direção oposta. Quando isso acontece, os faróis são ajustados para impedir que as lâmpadas mais fortes ofusquem a visão do motorista.

O LA é utilizado em faróis convencionais e alterna automaticamente os faróis de altos para baixos.

A frente do Passat B7, com faróis bastante tecnológicos.Fonte da Imagem: divulgação/Volkswagen

Para segurança, o novo Passat vem equipado com o sistema Adaptative Cruise Control (ACC). Um dos recursos é a função City, que controla a velocidade automaticamente, freando o carro em situações-limite. O sistema é capaz de impedir colisões frontais a uma velocidade de até 30 Km/h. Também com o ACC, o condutor indica uma distância de segurança entre o veículo da frente e o ACC, em conjunto com a função City, mantém a distância constante.

Motorista que dorme ao volante também é causa de muitos acidentes, e o Passat B7 está preparado para essas situações. O sistema identifica sinais de cansaço e então passa a emitir sons e vibrações ao volante para mantê-lo acordado. Além disso, uma luz é acessa, recomendando um descanso ao fadigado condutor.

O computador de bordo do Passat ainda monitora o nível de pressão de cada pneu. Os assentos são climatizados, ventilados e ainda fazem uma massagem no motorista e no passageiro da frente. O Passat deve chegar ao Brasil no primeiro semestre de 2011 e ainda não teve o preço revelado.

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