MiniLock: a encriptação de arquivos nunca foi tão simples

1 min de leitura
Imagem de: MiniLock: a encriptação de arquivos nunca foi tão simples

Realizar a codificação de um arquivo para fazer com que ele fique inacessível a pessoas indevidas pode ser um processo bem complexo para quem tem poucos conhecimentos em computação avançada, mas a verdade é que existem algumas ferramentas criadas especialmente para facilitar isso. Um grande exemplo disso está no MiniLock, um novo complemento para o Google Chrome.

Por meio dele, qualquer usuário pode rapidamente fazer com que um arquivo seja encriptado e só possa ser aberto por pessoas autorizadas. Funcionando em total integração com o navegador, ele permite que os arquivos codificados sejam abertos por até três pessoas autorizadas — além do próprio autor, é claro. E o funcionamento disso tudo é bem simples.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Assim que instalar a extensão — o que pode ser feito por este link —, o usuário deve criar um usuário e uma senha segura.. O minilock vai sugerir algumas senhas bem complexas, sendo recomendado salvá-las em seu computador. Com a nova interface aberta, você terá acesso ao seu ID composto por 44 caracteres — salve esse código também — e poderá clicar sobre “Select file to encrypt/decypt” para começar o processo.

Em seguida, escolha o arquivo e adicione as IDs de seus amigos que serão autorizados a abrir o arquivo. Depois é só clicar na seta que está na parte inferior da interface para enviar os novos documentos criados para cada um dos destinatários. Para realizar a decriptação, basta selecionar o arquivo recebido na mesma interface vista anteriormente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.