Dispositivo alemão evita cochilos no volante

1 min de leitura
Imagem de: Dispositivo alemão evita cochilos no volante

Aparelho que evita cochilos no volante!

Fonte da imagem: Fraunhofer

Quem dirige e já enfrentou longas viagens conhece um dos maiores pesadelos de qualquer motorista: o sono. O movimento do carro, a calmaria da estrada e o silêncio dos ocupantes do veículo são fatores perigosos para o condutor. No Instituto Fraunhofer, localizado na Alemanha, foi inventado um aparelho para amenizar esse tipo de situação.

A invenção, apelidada de Eyetracker, possui duas câmeras que monitoram constantemente os olhos do motorista. A qualquer piscadela mais profunda e demorada, o sistema inteligente emite ruídos para alertar o condutor. É possível configurar o equipamento “anticochilo” para que os avisos sonoros sejam disparados em períodos intermitentes.

É visível que a novidade alemã tem um potencial de salvar uma quantidade enorme de vidas mundo afora. Mas ainda existem outras finalidades para o Eyetracker, como comandar games com os olhos, auxiliar cirurgias oftalmológicas, analisar comportamentos das pessoas em relação às promoções publicitárias e a integração de indivíduos tetraplégicos com outras tecnologias.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.