Hackers se aproveitam da Copa para criar novos códigos maliciosos e atacar

1 min de leitura
Imagem de: Hackers se aproveitam da Copa para criar novos códigos maliciosos e atacar
Imagem: Resourcers2

Os cyber criminosos são especialistas em se aproveitar de grandes eventos para encontrar vítimas potenciais. Enquanto o planeta inteiro espera pelo começo da Copa do Mundo no Brasil, os criminosos da internet não estão perdendo tempo.

A prova disso é que o Centro de Segurança de Monitoramento do Baidu Antivírus tem mostrado que esses criminosos estão tirando vantagem da situação, em que a atenção de todos está voltada para os eventos relacionados ao campeonato, para dispararem ameaças virtuais perigosas que podem ser transmitidas por meio de downloads falsos e ameaças de phishing.

Downloads falsos se espalham através de pesquisas na internet

O Baidu também descobriu recentemente uma série de downloads para jogos falsos relacionados a futebol que, na verdade, funcionam como ferramenta para os hackers. Por meio de pesquisas com palavras-chave, os internautas acessam links falsos que levam a downloads indesejados e adwares que infectam os computadores.

Ataques de phishing

Ameaças relacionadas à Copa do Mundo de 2014 não estão limitadas apenas aos malwares. O Baidu acredita que atualmente os ataques de phishing estão em sua maioria relacionados a este grande evento esportivo e já estão infectando muitos internautas.

Os especialistas em segurança da empresa observaram vários sites de phishing relacionados ao campeonato, que funcionam como iscas para atraírem os internautas para promoções falsas, ingressos gratuitos para os jogos etc.

Assim, depois que clicam em um dos links maliciosos, estas vítimas são induzidas a entregar o número de seu CPF, bem como o de cartões de crédito e códigos de segurança, o que pode resultar em uma grande perda financeira.

Diante disso, os especialistas ressaltam a importância de se ter um antivírus atualizado e ativado, para evitar assim a infecção por estes tipos de vírus que estão atacando com frequência.

Fontes

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.