menu
Logo TecMundo
Segurança

Ataque: com SMS, ladrões estão roubando dinheiro de caixas eletrônicos

Malware faz com que máquinas que ainda utilizam Windows XP sejam mais suscetíveis a ataques

Avatar do(a) autor(a): Douglas Petronilho Vieira

schedule26/03/2014, às 06:50

Ataque: com SMS, ladrões estão roubando dinheiro de caixas eletrônicosFonte:

Imagem de Ataque: com SMS, ladrões estão roubando dinheiro de caixas eletrônicos no site TecMundo

(Fonte da imagem: Reprodução/Oficinas da Net)

Foi-se o tempo em que ladrões recorriam, primariamente, a bombas e outros meios violentos para roubar caixas eletrônicos. De acordo com alguns pesquisadores da Symantec, agora eles utilizam mensagens de texto para fazer com que as máquinas cuspam dinheiro. 

smart_display

Nossos vídeos em destaque

Segundo os estudos, a ação envolve uma variação do malware Ploutus e um processo um pouco complexo. O criminoso precisa de acesso à parte interna de um caixa com menos recursos de segurança (algo possível naqueles que ainda utilizam Windows XP) para utilizar a porta USB e, dessa forma, conectar o smartphone ao computador e ligar os dois aparelhos. 

Após realizar esse procedimento já é possível compartilhar a conexão à internet entre a máquina e o dispositivo. É nesse instante que ele pode instalar o malware (identificado como Blackdoor.Ploutus.B) e, utilizando outro smartphone, enviar comandos específicos em determinados formatos por SMS. 

Já dentro da máquina, o comando é identificado pelo monitor de pacotes, que faz uma análise e busca por um número específico. Alguns dígitos dentro dessa sequência são utilizados para montar um comando e rodar o malware, fazendo a máquina entregar a quantidade de dinheiro configurada nele. 

Vídeo mostra como é feito o ataque com um smartphone (Divulgação/Symantec)

Cuidado é a palavra-chave 

A Symantec alerta que tal vírus é especialmente perigoso em máquinas mais antigas – algo que não é tão difícil de encontrar no Brasil e no mundo. A empresa sugere a substituição delas como a principal solução para o problema, além de outras medidas que incluem bloquear a BIOS, criptografar o HD dos caixas e até mesmo monitorar com câmeras a área em que eles estão.