Pesquisa da empresa AVG mostra quais países sofrem mais com ataques cibernéticos

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisa da empresa AVG mostra quais países sofrem mais com ataques cibernéticos

Na última semana de julho deste ano, pesquisadores da AVG usaram seu software de segurança para criar uma lista com ataques de vírus e malwares. Para isso, foi considerada uma separação por países, para verificar a incidência de ataques em locais mais específicos. Dessa forma, os dados foram obtidos a partir de 127 milhões de computadores, divididos em 144 países no mundo todo.

Entre as razões para ataques mais frequentes estão a tendência em acessar sites ilegais de download e da falta de cuidados com links e arquivos compartilhados online. A média global encontrada foi de 1 ataque em 73.

Os usuários da Turquia, Rússia, Cáucaso (região que compreende a Armênia, Azerbaijão, Geórgia e outros países) e sul da Ásia mostraram taxas bastante altas de ataques. O Japão, entretanto, é um país com muita navegação, mas altíssima proteção. O software do AVG só foi pegar um ataque cibernético no usuário de número 403. Ou seja, os usuários japoneses são muito mais cuidadosos.

Os ataques cibernéticos, segundo AVG.

Fonte: AVG

Isso porque a pesquisa não quer "provar" que em certas regiões os usuários são totalmente seguros enquanto acessam a internet, já que os vírus não são limitados regionalmente e atacam qualquer computador. A pesquisa é focada mais na análise do comportamento dos usuários.

O Brasil ficou em 98º lugar em questão de falta de segurança, pois teve 1 computador atacado em cada 155. A Serra Leoa foi considerada o país com mais segurança na navegação, pois foi um computador atingido em cada 696.

Todos os ataques foram detectados e parados com o programa da AVG. Entretanto, trata-se de uma pesquisa que muda com altíssima velocidade, pois cada ataque é voltado para usuários diferentes. Ou seja, em cada país, os malwares têm características diferentes. No Brasil, por exemplo, o phishing  que tenta roubar a senha do cartão do banco com a alegação de dados que precisam ser atualizados, é um ataque muito incidente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.